LEGISLATIVO Politíca

Saúde pública é tema de audiência na Câmara

Secretário João Ebram Neto esteve presente no Legislativo nesta quinta-feira


Em 26/09/2014 16:06 por redação/ Guia Taubaté



A Secretaria de Saúde de Taubaté foi ouvida nesta quinta-feira, 25 de setembro, na Câmara Municipal. Em audiência pública, foram debatidas ações da equipe de saúde relativas ao segundo quadrimestre.

Os vereadores apontaram a informatização da área e campanhas de prevenção como sugestão para reduzir custos com tratamentos e internações.

Secretário da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) mencionou que o SIM (Sistema Informatizado Municipal), implantado na gestão anterior, não deu certo. Para o tucano, o ideal seria criar um “Cartão cidadão”, centralizando as reivindicações do munícipe.

Na explicação do secretário, João Ebram Neto, a informatização começou em outubro de 2013, mas depende de licitação de sistemas de internet.

“Já temos o ganhador [da licitação], foi assinado o contrato, e [a instalação do sistema] vai começar pela Secretaria de Saúde. Chegaram 130 computadores que serão instalados nas unidades de saúde, vamos receber mais 60 até o final do mês, e no ano que vem serão 300 computadores para informatização dos consultórios”, anunciou o secretário.

Regionalização do atendimento
Outro tema apresentado a João Ebram Neto foi a regionalização do atendimento das unidades de saúde. Pollyana disse compreender o objetivo do atendimento próximo à residência, assim como acontece no sistema de ensino, mas defendeu que há aqueles, principalmente os idosos, que criaram vínculos com seus médicos, portanto, deveria haver flexibilização no agendamento.

O secretário afirmou que cabe ao município oferecer o tratamento e verificar como tem sido feito o atendimento. Ele explicou que o Ministério da Saúde obriga o município a oferecer especialistas, e não a fidelizar o atendimento a um profissional.

“Posso citar dez médicos que têm filas e filas para atendimento, tem médico que tem um ano de espera. É muito difícil administrar o setor público”, argumentou João Ebram.

Informação fechamento dos Pamos
A assessora da vereadora Vera Saba (PT), Vanessa Cristiane  Binotto defendeu que seja melhorada a comunicação antes do fechamento dos Pamos para reforma. O secretário afirmou que a divulgação do fechamento dessas unidades é feita pelo setor de comunicação e na própria comunidade.

Na presidência dos trabalhos, o vereador Digão parabenizou a Secretaria pela reforma dos Pamos, mas apontou que obras devem ser feitas no Pamo Central. João Ebram Neto afirma que a unidade já está sendo “esvaziada” para que as melhorias comecem a ser feitas.

A Secretaria de Saúde recebe reclamações e sugestões pela Ouvidoria, pelo telefone 3632-2040.

 

 

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais