MOBILIDADE URBANA Mobilidade

Prefeitura anuncia novo pacote de mudanças viárias

Secretária de Mobilidade Urbana apresentou projeto nesta terça na ACIT; principais alterações acontecerão na região central de Taubaté


Em 10/12/2014 11:52 por Mário Pereira


Prefeitura anuncia novo pacote de mudanças viárias
Principal mudança acontecerá na região central de Taubaté (FOTO: Mário Pereira / Guia Taubaté )

Na noite desta terça-feira, 9 de dezembro, o auditório da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT) recebeu a apresentação do novo pacote de mudanças viárias da Prefeitura de Taubaté.

O novo projeto foi apresentado pela Secretária de Mobilidade Urbana, Dolores Moreno Piño, a Lola, e pelo especialista em consultoria de trânsito, Alexandre Zum.

As principais alterações ocorrerão na região central da cidade, nas ruas 15 de Novembro, Pedro Costa, Souza Alves, Gastão Câmara Leal, Emílio Winther e Praça Santa Terezinha, que funcionará no sentido horário.

As ruas 15 de novembro e Souza Alves terão o sentido invertido. Enquanto a primeira funcionará no sentido centro/bairro, a segunda terá a função bairro/centro até o cruzamento com a Rua Quatro de Março. A Rua Pedro Costa também será alterada, funcionando no sentido Dutra. A Rua Gastão Câmara Leal, próxima ao Convento Santa Clara, terá mão única até a Rua Duque de Caxias.

As vias que cortam a Rodovia Presidente Dutra também sofrerão mudanças. O viaduto do Posto Petroval funcionará apenas no sentido Ubatuba, enquanto o acesso à cidade será feito pelo túnel da Avenida Desembargador.

Diversos comerciantes que estiveram na apresentação, questionaram Lola quanto a uma possível mudança no sentido da Avenida Nove de Julho. Alexandre Zum explicou que a ideia inicial era a alteração dessa via, mas após diversos estudos, foi concluído que seria melhor manter o atual fluxo.

A Secretária de Mobilidade Urbana informou que não há recursos para a construção de novas vias ou para o alargamento das mesmas. “Estamos apenas dando fluidez ao trânsito com essas alterações”, afirmou Lola.

Entre as principais preocupações apresentadas pelos comerciantes estava o afastamento do cliente da região central. Sobre isso, Zum afirmou que o objetivo é dar mais fluidez ao trânsito com vias que passam pelo Centro.

“Acabou o lema do ‘isso não vai funcionar’. O projeto foi pensado em conjunto com o comércio. O Centro é a nossa ‘galinha dos ovos de ouro’”, afirmou o especialista.

De acordo com Lola, as mudanças serão gradativas e deverão ter início no começo de 2015. “Vamos começar [as mudanças] em janeiro porque a cidade está mais vazia neste período. Os agentes estarão nas ruas dando informações e pretendemos instalar placas de orientação viária”.

Outros pontos
A rotatória do túnel que liga a Avenida Walter Thaumaturgo ao Mercatau será retirada. O mesmo deverá acontecer com a rotatória do viaduto do Posto Petroval.

Para a Avenida Nove de Julho, uma das mais movimentadas da cidade, Lola garantiu que os semáforos funcionarão apenas para os pedestres.

Outro ponto levantado pela Secretária é um planejamento cicloviário, com a criação de 50 quilômetros de ciclofaixa pela cidade.

A Prefeitura informou que pretende publicar hoje, dia 10, em seu site, o mapa das mudanças viárias do município.

Pontos de ônibus
Assim como aconteceu com as outras mudanças viárias, a nova alteração também afetará os pontos de ônibus da cidade. Entre as principais novidades anunciadas, está a retirada do abrigo localizado na Praça Dom Epaminondas, devido a mudança de mão da Rua Pedro Costa. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais