PREFEITO CASSADO Politíca

Advogados de Ortiz Junior entram com recurso no TSE

Defesa pede que Tribunal Superior Eleitoral modifique decisão que cassou o mandato do prefeito e do vice-prefeito


Em 07/01/2015 09:57 por redação/ Guia Taubaté



A defesa do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), entrou nesta terça-feira, 6 de janeiro, com um recurso contra a cassação do tucano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Tribunal é a última instância em que o político pode recorrer da cassação do mandato. O recurso ainda precisa ser acolhido pelo TSE.

Os advogados de Ortiz pedem que a Justiça modifique a decisão que cassou o mandato do prefeito e do vice-prefeito, Edson de Oliveira (PTB). Os dois foram condenados em primeira e segunda instância por abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2012 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ortiz Junior foi condenado pelo TRE no início de novembro de 2014, mas já havia tido o mandato cassado pela Justiça Eleitoral de Taubaté em 2013. Na ocasião, ele recorreu ao TRE para tentar reverter a decisão.

Caso FDE

O Ministério Público alega que o atual prefeito de Taubaté teria influenciado o pai, Bernardo Ortiz, a fraudar licitações para compra de mochila na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado ao governo do Estado, onde Bernardo era presidente na época.

Os desvios de recurso teriam o objetivo de financiar a campanha do tucano na disputa ao Palácio Bom Conselho, em 2012. A promotoria afirma que teriam sido arrecadados ilicitamente cerca de R$ 8 milhões para a campanha do tucano, eleito no segundo turno com 62% dos votos válidos

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais