COMUNICAÇÃO SOCIAL Serviços

De hospital a Departamento da Universidade de Taubaté

Desde sua fundação em 1979, curso de Comunicação Social já formou mais de 2.500 alunos


Em 21/01/2015 16:29 por Caroline Santos/ Acom Unitau



A história do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté começa em 1984 quando os alunos, não satisfeitos com o local em que as aulas eram ministradas (no Departamento de Ciências Jurídicas), fizeram uma campanha pela autonomia dos seus cursos. Foi então que, no mesmo ano, o antigo Hospital Infantil Clínica São Jorge, fechado por falta de investimentos e verba, transformou-se na casa dos futuros comunicólogos, sob a chefia do Prof. Nilton Claret.

“Comecei a trabalhar como auxiliar de enfermagem no Hospital São Jorge, em 1978. Era um local pequeno, tinha apenas dois andares, eu ajudava a fazer parto e a esterilizar os materiais. Um lugar muito bom de trabalhar”, lembra Vicência Barbosa de 72 anos, aposentada.

São inúmeras histórias envolvendo o local, até mesmo rumores de que lá existem assombrações por se tratar de um antigo hospital.  “Bom, lá na entrada [entrada do Departamento na Avenida Walter Thaumaturgo] ficava a lavanderia e um local onde costumava-se costurar roupas de cama e, logo ao lado, um necrotério, então...”, comenta Vicência quando questionada sobre estes rumores.

Um dos pacientes do antigo hospital relembra que a enfermaria era localizada no piso térreo e os atendimentos eram eficientes. “Quando eu tinha 13 anos cortei meu pé enquanto empinava pipa, eu nunca tinha ido a um hospital e o mais próximo de casa era este. A enfermaria era no térreo e o atendimento foi muito bom”, conta Vlademir Ferreira, de 47 anos.

Porém, a história não termina ai. Após as instalações no novo prédio, a falta de espaço físico para mais laboratórios continuava sendo um grande problema.

Os alunos decidiram, mais uma vez, pedir melhorias para o local e, assim, no final da gestão do então chefe de Departamento Prof. Dr. José Felício Murade foi comprado um imóvel na Avenida Walter Taumaturgo, mas somente no ano de 2000, com o Prof. Me. João Batista Gonçalves Pinheiro na chefia do Departamento, as obras foram oficialmente iniciadas.  

Em 2004 o prédio foi inaugurado e contempla o maior estúdio de TV do Vale do Paraíba, além do estúdio de rádio laboratório, da rádio FM UNITAU, da sala dos jornais laboratórios e do núcleo laboratorial de fotografia.

Já são mais de 2.500 alunos formados nos cursos de habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Dos professores, 14% são doutores, 55% são mestres e 23% são especialistas.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais