EDUCAÇÃO Educação

Câmara aprova requerimento sobre ingresso na escola Ezequiel

Documento sugere processo seletivo; o segundo pede explicações sobre o atual modelo de seleção de aluno


Em 13/03/2015 10:45 por redação/ Guia Taubaté



A única escola municipal de Taubaté a oferecer ensino médio para população foi tema de discussão, em plenário, na última quarta-feira, 11 de março. Durante a sessão, o legislativo aprovou dois requerimentos do vereador Douglas Carbonne (PCdoB), que tratam da forma de ingresso na EMEFM Professor José Ezequiel de Souza.

Em um dos requerimentos, ele sugere processo seletivo; o segundo pede explicações sobre o atual modelo de seleção dos alunos. O prefeito Ortiz Junior (PSDB) tem 15 dias para apresentar resposta relativa ao assunto.

Carbonne esteve em reunião com a secretária Edna Chamon (Educação), que prometeu a ampliação de vagas com a abertura de três salas.

A parlamentar Pollyana Gama (PPS) salientou que o número de alunos é muito superior à quantidade de vagas. “O ensino médio no Ezequiel foi criado antes da Constituição Federal de 1988. Com a Constituição, o ensino médio passou a ser obrigação dos Estados, e os municípios passaram a ser responsáveis pela educação infantil e fundamental. Passamos a ter um dilema na cidade. Na época, conseguimos manter as vagas do ensino médio anteriores à promulgação da Constituição. Não seria possível criar mais vagas enquanto não se suprisse a obrigação do município.”

Três formas de acesso foram sugeridas pela comunidade escolar: sorteio, notas e vestibulinho. “Houve consenso com os pais, e se escolheu a adoção do mecanismo de nota, para se considerar o aluno que durante o ano se empenhou”, explicou Pollyana.

O vereador Jeferson Campos (PV) fez uma comparação no método do vestibulinho adotado pelo Colégio Embraer e questionou se este processo seletivo, assim como acontece na Embraer, pode ser aplicado à Escola Ezequiel. “O aluno que entra na rede municipal almeja entrar no Ezequiel. Não sou favorável ao vestibulinho, porque você exclui quem está na rede.”

Para Vera Saba (PT) o assunto é “polêmico”, pois a escola é muito procurada e existe disputa dos pais, em busca de vaga, que alegam ser a melhor escola de Taubaté. “De que forma vamos atender à demanda, se a escola não comporta? Não vejo o vestibulinho como solução. Queremos que todas as escolas públicas tenham qualidade de ensino, não somente o Ezequiel. Temos que assumir um compromisso, não dá mais para o Ezequiel ser a única escola de qualidade do município. Aí entra a responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.”

Ezequiel

A escola possui hoje cerca de 640 alunos matriculados no 1º, 2º e 3º do ensino médio, ocupando 18 das 19 salas de aulas existentes no prédio. Atualmente o método de ingresso no Ezequiel é feito por notas. No fim de cada ano, sai a classificação dos alunos de toda rede municipal de ensino, e de acordo com a resultado, as vagas são distribuídas.

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais