NA CÂMARA Politíca

Assessor de educação no trânsito participa de audiência pública

Erich Leite esteve na Câmara de Taubaté para prestar esclarecimentos sobre ações na cidade a pedido do vereador Jefferson Campos (PV)


Em 31/03/2015 11:59 por redação/ Guia Taubaté



Na última segunda-feira, 30 de março, o assessor especial de educação para o trânsito, Erich Leite, da Secretaria de Mobilidade Urbana, participou de audiência pública sobre educação para o trânsito.

O convite foi feito pelo vereador Jeferson Campos (PV).  Erich explicou diversas iniciativas da Secretaria, atentando para os cursos oferecidos, como o de reciclagem para condutores escolares que visa dar orientações básicas para manutenção dos veículos, segurança e tranquilidade de condução.

Outros cursos de capacitação foram o de taxistas e mototaxistas, realizados em parceria com órgãos como o “Via Rápida” do Governo do Estado de São Paulo, que obedece a resolução nº 456 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O profissional contou o que foi feito. “Já está sendo exigido esse certificado para quem for fazer a renovação dos alvarás.” O curso oferece orientações básicas para manutenção de veículo, legislação, primeiros-socorros, qualidade da prestação de serviços, entre outros.

De acordo com dados revelados por ele, de 17% a 19% das pessoas têm estresse no trânsito diariamente. “Tomou uma fechada [no trânsito], em vez de querer correr e dar outra fechada, relaxa, respira fundo. Se você pode mudar a sua estação de rádio no carro, pode também mudar a sua conduta.”

A Secretaria de Mobilidade Urbana realiza blitz educativas no trânsito, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, em bares e na porta das escolas sobre segurança de pedestres e motoristas. Empresas, entidades, associações e escolas municipais recebem palestras sobre educação e segurança no trânsito, completou Erich.

O parlamentar Jeferson Campos explicou que o convite foi feito para encaminhar um projeto de lei para o prefeito Ortiz Junior (PSDB) visando à criação de uma política municipal de educação no trânsito.

O objetivo é que essas ações hoje executadas no município venham a ser cumpridas pelos próximos governantes. “Que Taubaté tenha uma lei municipal para implementar a educação no trânsito. Nós temos de sair das esferas de ações e projetos e virar política pública municipal.”

Sobre os acidentes em Taubaté, o vereador apresentou dados sobre mortes e lesões comparando 2014 e 2015. O número de lesões obteve queda de 26%, e o número de mortes, redução de 35%.

A secretária de Mobilidade Urbana, Dolores Pino “Lola”, esteve no início da reunião, mas pediu licença para acompanhar o primeiro dia útil de mudanças no trânsito de Taubaté. Ela elogiou a iniciativa de Jefferson e chamou a atenção para a importância de alertar a população sobre o tema. “Educação de trânsito é primordial, e com isso nós conseguimos salvar vidas.”

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais