COBERTURA GUIA TAUBATÉ Cultura

Retrospectiva do Carnaval em Taubaté

Com cobertura total do Guia Taubaté, folia taubateana levou foliões à Avenida do Povo e ao distrito de Quiririm


Em 05/03/2014 17:20 por redação Guia Taubaté


Retrospectiva do Carnaval em Taubaté
(FOTO: )

O Carnaval 2014 chegou ao fim em Taubaté. A Avenida do Povo e o Distrito de Quiririm foram palcos para a folia desde a última quinta-feira, 27 de fevereiro, até a terça-feira, 4 de março.

A festa taubateana começou na quinta-feira, com a seletiva do 8º Concurso de Marchinhas de Quiririm. Entre os 15 participantes, 10 foram classificados para a grande final.

O vencedor foi escolhido na sexta-feira, dia 28. Após uma disputa acirrada, a marchinha “Caipira Brasileiro” saiu vitoriosa. O compositor e morador do Distrito, Guigo Daniel, levou para casa a premiação de R$ 2.500.

Volta da Ametra
O Carnaval na Avenida do Povo começou no sábado, 1º de março, com a volta da Ametra. Com o projeto Integral Folia, as crianças prestaram uma homenagem ao Mercado Municipal da cidade.

Blocos e Grupo de Acesso
Ainda no sábado, a folia continuou com a apresentação dos blocos carnavalescos. Farrapos, Dragões Alvi-Azul e ADC Ford fizeram o “esquenta” para as escolas do Grupo de Acesso.

A novata Coritianos do Coração Taubateano mostrou algumas dificuldades de seu primeiro desfile e levou o circo à Avenida do Povo. Já a Unidos do Parque Aeroporto confirmou o favoritismo e prestando uma homenagem aos artistas de rua, fez um belo desfile na madrugada de sábado para domingo.

Grupo Especial
No domingo, a Avenida do Povo foi exclusiva para as escolas do Grupo Especial. Cinco escolas se apresentaram entre 21h e 3h30.

Primeira a desfilar, a Acadêmicos do Bonfim levou o ex-prefeito Bernardo Ortiz para o samba. O pai do prefeito Ortiz Junior foi tema do enredo da escola, que participou pela primeira vez dos desfiles do Grupo Especial.

Em seguida, a Boêmios do Morro apostou nos sonhos para conquistar seu 1º título na elite do carnaval taubateano. Com um grande carro abre-alas, a escola levantou o público na Avenida do Povo.

Terceira a adentrar à Avenida do Povo, a Acadêmicos da Santa Fé enfrentou dificuldades durante todo o desfile. O carro abre-alas teve problemas e atrapalhou a evolução da escola. Até o presidente Vicente Aparecido ajudou para dar andamento ao desfile. Apesar do problema, a Santa Fé mostrou desenvoltura na briga pelo título.

Com uma homenagem à cultura africana, a Mocidade Alegre da Vila das Graças escondeu problemas internos com um desfile técnico. Os bons desempenhos da bateria e da comissão de frente deixaram os torcedores da escola esperançosos.

Para fechar a noite, a sempre favorita Boêmios da Estiva levou o centenário do Esporte Clube para conquistar mais um título. Com ex-jogadores como Gilsinho e Toninho Taino, a escola fez mais um belo desfile, se destacando entre as cinco escolas.

Apuração
Diferente dos últimos anos, a apuração foi acompanhada apenas pela imprensa e pelos presidentes das escolas na Quadra Coberta da CTI.

A contagem das notas começou pelas escolas do Grupo de Acesso. A Unidos do Parque Aeroporto confirmou as expectativas e superou a Corintianos do Coração Taubateano, que foi penalizada por não apresentar o mínimo de componentes exigidos em seu conjunto e não receberá subvenção da Prefeitura nos próximos dois anos. Além disso, deverá devolver 50% do dinheiro recebido neste ano. A presidente da agremiação, Elaine, contestou e disse que vai recorrer.

A apuração do Grupo Especial começou com a expectativa de uma disputa intensa entre as escolas. Porém, a Boêmios da Estiva agradou a maioria dos jurados e a cada quesito, já garantia seu tricampeonato consecutivo. Do outro lado da moeda, a Acadêmicos do Bonfim era castigada com notas baixas.

Ao final da contagem, a Estiva comemorou mais um título e o Bonfim foi rebaixado para o Grupo de Acesso.

A surpresa ficou por conta das penalizações à Mocidade Alegre. Sempre favorita, a escola da Vila das Graças não apresentou o mínimo de baianas e de componentes no total, perdendo 1 ponto e a subvenção da Prefeitura em 2015 e em 2016.

Desfile das campeãs
No último dia de folia, a Unidos do Parque Aeroporto e a Boêmios da Estiva voltaram a desfilar para receberem seus respectivos troféus.

Festa em Quiririm
Entre os dias 1 e 4 de março, diversos blocos passaram pelas ruas do Distrito, levantando o público com diversas marchinhas. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais