CRISE EM TAUBATÉ? Economia

ACIT realiza mesa redonda para discutir economia da cidade

Professor afirma que Taubaté não passa por crise, e sim por um processo de desaceleração na economia


Em 01/07/2014 15:51 por Mário Pereira



Na manhã de hoje, 1º de julho, a ACIT (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) realizou um debate sobre a economia da cidade de Taubaté.

Empresários, especialistas e políticos do município participaram do evento realizado no auditório Monteiro Lobato.

A mesa de debate foi formada pelos professores Edson Trajano (Nupes – Unitau) e Silvio dos Santos, pelos empresários José Antônio Saud e Francisco Antônio Maciel, e pela presidente da ACIT, Sandra Teixeira.

O professor Edson, do Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes) da Universidade de Taubaté (Unitau), apresentou estatísticas da economia no Brasil, na região do Vale do Paraíba e por fim, em Taubaté.

Sobre o setor financeiro no Brasil, Trajano citou o PIB deflacionado e a queda no número de empregos na área industrial, o que reflete indiretamente na política do município de Taubaté, grande exportador nessa área.

Segundo Edson Trajano, a chamada crise na cidade é na verdade um processo de desaceleração na economia.

Já o professor Silvio dos Santos, que participou da última pesquisa do PORE (Pesquisa de Ocupação, Renda e Escolaridade), realizada pelo Nupes, afirma ter encontrado situações contraditórias em Taubaté, deixando evidente a má distribuição de renda da cidade.

A presidente da ACIT, Sandra Teixeira, e a vereadora Pollyana Gama (PPS), que estava entre os convidados, concordaram que uma das soluções para a desaceleração na economia de Taubaté é o incentivo à educação.

“Nossa capacidade produtiva é colocada em cheque. Precisamos valorizar os recursos de nossa cidade, olhar para a educação de um modo diferente”, afirmou a parlamentar.

Além da mesa redonda, foi realizada a premiação dos ganhadores do Taubaté Mania, programa de fidelidade do município. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais