NO FINAL DO MÊS Cultura

Sesc disponibiliza filmes para cinema agendado

Produções estão entre infantis, infanto-juvenil e adultos da Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo


Em 20/07/2014 12:00 por redação/ Guia Taubaté



Na última semana do mês, o Sesc disponibilizará filmes para que interessados em cinema possam agendar um dia e horário para assisti-los.

Entre as escolhas estão disponíveis infantis, infanto-juvenis e adultos da Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo.

A Mostra traz uma parte das produções feitas no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha. Os filmes foram disponibilizados por meio de uma parceria entre o Sesc e o Goethe-Instituit.

Estão disponíveis 10 produções que trazem questões contemporâneas da sociedade ocidental e dois temas de grande impacto na história do país que são a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental.

A atividade integra o calendário da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 que visa ampliar as relações dos dois países no incentivo de novas parcerias.

É necessário o mínimo de 5 pessoas para que a exibição aconteça. O agendamento deve ser feito pelo e-mail assdecinema@taubate.sescsp.org.br ou pelo site do Sesc.

Os filmes podem ser agendados para os dias 22, 23, 25, 26, 27, 29 e 30. O Sesc fica na Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone (12) 3634-4000.

Confira as sinopses dos filmes disponíveis:

Infantil

Kerity, a Mansão dos contosFrança, 2009, ani, 80’
Natanael, de 7 anos, ainda não sabe ler. Uma velha e excêntrica tia deixa como herança uma mansão para os pais dele e a coleção de livros para o sobrinho. O menino descobre que os livros servem como esconderijo para todos os heróis da literatura infantil, que contam com ele para que os proteja. Mas se eles sumirem da biblioteca, as histórias também sumirão para sempre! Quando os pais de Natanael começam a vender os livros, ele, atormentado pela endiabrada bruxa Carabosse, enfrenta tudo e todos para salvar os pequeninos amigos.
Direção Dominique Monféry.

Infanto-Juvenil
Os Crocodilos, Alemanha
2009, cor, 97’, Leg.
Hannes quer fazer parte de Os Crocodilos, uma gangue de crianças do bairro. Ele tem de aceitar um desafio, pondo em risco a sua vida, e então é salvo por Kai, que também quer ser um dos Crocodilos. O único problema é que Kai está numa cadeira de rodas. As crianças pensam que ele é apenas um “inválido”. Mas quando Kai é testemunha de um roubo, então é aceito pelos Crocodilos. Com essa ajuda eles querem resolver o caso e frustrar a gangue de ladrões.
Direção Cristian Ditter.

Adulto - Mostra Encontro Com O Cinema Alemão Contemporâneo

A vida é um canteiro de obrasAlemanha, 1997, cor, 118’
A história toca em temas importantes na Alemanha em 1997 e que seguem atuais até hoje, como a questão do desemprego, da violência urbana, da perda ou da busca dos valores morais e a pressão do perigo de contrair o HIV.
Com Jürgem Vogel e Christiane Paul. Direção Wolfgang Becker.  Indicação etária: 14 anos

Berlin is in Germany Alemanha, 2010, cor, 99’.
Após um longo período de reclusão, que teve início ainda nos tempos da antiga RDA, Martin é posto em liberdade na nova Berlim unificada. Ele reencontra velhos companheiros e também sua mulher, que vive atualmente com o filho que ele nunca vira antes e um novo namorado. Involuntariamente, ele entra em conflito com a polícia, mas com a ajuda de sua mulher, consegue ser libertado e Martin tem uma segunda chance.
Com Jörg Schüttauf, Julia Jäger, Robin Becker. Direção: Hannes Stöhr. Indicação etária: 14 anos

Nenhum lugar para ir Alemanha, 1999, cor, 100’
As últimas semanas de vida da escritora Gisela Elsner, morta em 1992, narradas pelo filho - o cineasta Oskar Roehler. A escritora, aqui chamada Hanna Flanders, não consegue lidar nem com o próprio desenvolvimento pessoal nem com o desenvolvimento político responsável pela extinção RDA e a reunificação alemã. Direção: Oskar Roehler. Indicação etária: 14 anos

Adeus Lênin! Alemanha, 2002, cor, 118’
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
Com Katrin Sab, Daniel Brühl, Chulpan Khamatova, Florian Lukas. Direção Wolfgang Becker. Indicação etária: 14 anos

Sonnenallee Alemanha, 1999, cor, 101
Um grupo de jovens cresceram na pequena e estranha Alameda do Sol (Sonnenalle), em Berlin, ao lado de uma das poucas passagens da fronteira entre o Oriente e o Ocidente, reservados para os cidadãos alemães. Muitos absurdos se vivem num local como este, revelando a vida cotidiana dos dois lados.
Com Alexander Scheer, Alexander Beyer, Robert Stadlober. Direção Leander HauBmann. Indicação etária: 14 anos

4 dias em maio Rússia/Alemanha/Ucrânia, 2011, cor, 97’
Um grupo de exploradores soviéticos ocupa uma quinta na Alemanha do Norte, que se tinha tornado numa Casa da Criança.
Depois de perder o filho, um Capitão russo faz amizade com um menino alemão, e uma menina alemã apaixona-se por um operador de rádio russo... Não sabiam que tinham pela frente perfídia, traição e a última batalha que transforma os amigos em inimigos.
Com Pavel Venzel, Alexey Guskov, Ivan Schvedov, Andrey Merzlikin, Serguei Legostaev, Maksim Kovalevsky, entre outros. Direção Achim von Borries. Indicação etária: 14 anos

YellaAlemanha, 2007, cor, 89’
Divorciada e sem perspectiva de evolução na carreira, Yella Fichte vai para outra cidade tentar a vida. Lá conhece Philipp e torna-se sua assistente. Mas seu passado volta a atormentá-la.
Com Nina Hoos, Hinnerk Schönemann. Direção Christian Petzold. Indicação etária: 14 anos

Bem-vindo à Alemanha Alemanha, 2011, doc, 60’
Depois da II Guerra Mundial a Alemanha necessitava de mão de obra estrangeira para sua reconstrução e crescimento posterior. Isso fez com que muitos fossem à Alemanha em busca de melhor sorte.
Com Aliya Artuc, Avcan Vardar, Demet Gül, Kaan Aydogdu, Lialy Huser, Rafael Koussouris, Siir Eloglu, Vedat Erincin. Direção Yasemin Amdereli. Indicação etária: 14 anos

Todos os outros Alemanha, 2008, cor, 119’
Conta a história de Gitti e Chris, um casal com muitas diferenças e idades no inicio dos, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois. O casal esta na casa de veraneio dos pais de Chris, na Sardenha, para onde foram a fim de fugir dos problemas não resolvidos em sua morada habitual. Dentro da casa tudo é igual ao lar na Alemanha, por isso os dois preferem passar suas horas na piscina, entregando-se a brincadeiras e pueris e fugindo de vizinhos inconvenientes – Um casal que, longe de todos os outros, mantém os sues rituais. Só não conseguem fugir um do outro.
Direção Maren Ade. Indicação etária: 14 anos

O que permanece Alemanha, 2012, cor, 88’
Um universo aparentemente intacto, um fim de semana prolongado no verão- depois disso, nada mais será como antes. Günter e Gitte vivem numa luxuosa casa cercada pela natureza e aguardam ansiosos pela visita de seu filho Marko, que virá de Berlin trazendo consigo o neto Zowie. Os filhos se deram bem na vida: Marko parece engatinhar uma carreira como escritor e seu irmão Jakob tem moderno consultório odontológico na cidade. Aparentemente tudo está em ordem-  até o momento que Gitte, que já sofre de depressão há vários anos, comenta estar curada e que deixou de tomar os medicamentos. Os demais veem nisso uma ameaça aos seus interesses. A fachada da família supostamente intacta cai por terra e a avó desaparece.
Direção Hans-Christian Schmid. Indicação etária: 14 anos

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais