GENESIS Cultura

Sesc realiza exposição de Sebastião Salgado

Sesc realiza mostra de recente produção do fotógrafo brasileiro; visitação é aberta ao público


Em 27/07/2014 09:00 por redação / Guia Taubaté



A partir da próxima quinta-feira, 31 de julho, o Sesc Taubaté realiza a Exposição Genesis: Sebastião Salgado – Seleção de Obras. O projeto apresenta a produção mais recente do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

As imagens de Genesis dialoga com questões urgentes da atualidade. O conteúdo foi desenvolvida durante oito anos em expedições a lugares intocados do planeta como montanhas, desertos, geleiras e oceanos.

Nas fotografias é possível ver animais, vegetais, paisagens e pessoas distantes do modo de vida urbano, de consumo, eletrônico e digital.

A exposição é dividas em cinco núcleos, cada um correspondendo a um determinado lugar do planeta.

No núcleo “Planeta Azul” são exibidas fotografias de paisagens congeladas e animais que habitam. O “Santuários” é composto por imagens de paisagens vulcânicas e peculiares e a população presente. Em “África” as composições mostram o continente, tanto na vida selvagem dos animais, quanto de populações tribais. No “Terras do Norte” aparecem imagens do norte dos Estados Unidos, do Canadá e de regiões do norte e do oeste da Rússia. O último, denominado “Amazônia e Pantanal” estão fotografias de paisagens, vegetais e animais dos dois ecossistemas sul-americanos.

A mostra integra uma itinerância que irá percorrer unidades do Sesc São Paulo até 2016. Em Taubaté, a exposição está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

O Sesc fica na Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha. Mais informações e agendamento de visita monitora pelo telefone (12) 3634-4000 ou pelo e-mail exposicao@taubate.sescsp.org.br.

O fotógrafo
Sebastião Salgado nasceu em 1944, na cidade de Aimorés-MG. O fotógrafo é formado em economia e realiza doutorados nessa área. No período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres.

Quando estava em uma viagem na África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café em angola, Sebastião decidiu tornar-se fotógrafo.

Em Paris, documentou acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Viajou pela América Latina, entre 1977 e 1984, documentando as condições de vida dos camponeses e dos índios, que se encontram no livro Autres Ameriques, de 1986.

Trabalhou por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, registrando a devastação causada pela seca na década de 1980.

Já entre 1986 e 1992, produziu a série Trabalhadores, documentando o trabalho manual e as baixas condições de vida em várias regiões do mundo. Em 1994, criou a própria empresa que nomeou de Amazonas Imagens.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais