Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil

MaxGT

Telefones

Endereço

Rua Newton Câmara Leal Barros , 355 - Jardim Santa Cruz - Taubaté
ver mapa

Formas de pagamento:

Dinheiro

SOBRE | CONHEÇA MAIS

Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil
A “acupuntura trata pessoas, e não doenças”, afirma o Doutor Mauro Begio que já Clinica na área há 48 anos.

A acupuntura é a grande pedida para a solução de problemas que atinge boa parte da população mundial como: depressão, insônia, síndrome do pânico, impotência masculina, frigidez feminina, enxaquecas, diabetes, infertilidade, problemas ginecológicos, pólipos nasais, bursites no ombro, artrites reumatoides, fibromialgia, artrose, osteoporose, nervo ciático, esporão, sinusite, renite, asma, bronquite, crise renal, hérnia de disco, etc.

No tratamento com acupuntura são utilizadas apenas algumas agulhas em pontos estratégicos do corpo. Os sinais e sintomas que a pessoa expressa é o que vai orientar o tratamento na melhora do funcionamento por inteiro de todo o metabolismo, e estará á caminho para o poder da cura natural.

Fazem parte de nossos objetivos terapêuticos a recomendação de uma fórmula do repertório de fármacos da MTC (considerados no Brasil como suplementos alimentares) e a instrução de treinamentos de energia (Chi Kung) pertinentes à condição do paciente, recomendação de atividade física.

São tomados todos os cuidados de higiene e segurança para você, com o uso de agulhas individuais e importadas. 

Individual e Personalizada:
Uma consulta dura aproximadamente 40 minutos, num ambiente relaxante e agradável. Eu farei uma entrevista detalhada com você, para compor um diagnóstico sobre a sua saúde.

A eficácia do tratamento pela acupuntura depende muito de sua particularização, ou seja, da aplicação de um modelo teórico geral às características peculiares de um indivíduo. Neste sentido valorizamos sessões com duração suficiente para haver interação pessoal e continuidade na relação terapêutica.

Acupuntura Indolor:
Acupuntura é um procedimento indolor. Não é necessário sentir dor durante a aplicação para que haja efeito: na verdade, quanto mais leve e sutil for o estímulo, melhor é o efeito sobre a energia interna. Existem vários tipos de acupuntura, a acupuntura chinesa é conhecida por ser suave eficiente e não causar incômodo.

Acupuntura sem Agulhas:
A colocação de agulhas é apenas um dos recursos da Acupuntura. Se você não gosta de agulhas, oferecemos a opção de fazer o tratamento com moxa – o aquecimento suave dos pontos de acupuntura, ou com ímãs – o estímulo é feito pelo campo eletromagnético, com Laser ou outro mecanismo que dispomos.

Acupuntura com Laser:
Rápida, indolor e muito eficaz.
São inúmeras as vantagens do laser sobre as agulhas na pratica da acupuntura. Como a aplicação do laser nos pontos de acupuntura é completamente indolor, o paciente não acusa qualquer reação negativa durante ou após o tratamento. Rapidez: O tempo de aplicação com laser é de 10 à 15 minutos para a maioria dos casos, já o tratamento com agulhas, o tempo varia de 15 à 30 minutos, na maioria dos casos, à uma hora ou mais, dependendo do caso. É comum o paciente apresentar melhora após a primeira aplicação com o laser, principalmente nos casos de dores articulares, tendinite, osteoporose, problemas da coluna vertebral, depressão, problemas neurológicos, tabagismo, obesidade, entre outras.

Acupuntura Laser para Crianças:
Acupuntura Laser para Crianças  Amplification by Stimulated Emission of Radiation) na acupuntura constitui um avanço nessa técnica da medicina tradicional milenar chinesa, pois além de não utilizar agulhas, proporciona ao paciente um conforto total, devido ao fato de não provocar qualquer tipo de dor ou incômodos.

Elétro Acupuntura:
Acupuntura realizada utilizando aparelho de Eletroestimulação. Após a inserção das agulhas, eletrodos são acoplados a estas, potencializando a ação das agulhas e otimizando o tratamento. Excelente para tratamentos de fortalecimento muscular ortopédico, emagrecimento e estética, além de atuar como complemento dos tratamentos sistêmicos em geral.

Moxabustão - bastão de erva Artemísia:
Tratamento que é aquecida sobre os pontos dos meridianos. A transmissão do calor equilibra o fluxo de energia proporciona a estimulação dos pontos através da propagação do calor, pela aproximação da erva em brasa na pele (sem tocar ou queimar) ou na agulha. Bastante utilizada para pacientes com esgotamento energético, deficiência do Yang, dores provenientes de pancadas, dentre outras O tratamento é complementar à Acupuntura Chinesa Sistêmica e muito eficiente nos problemas ortopédicos e articulares (artrites, artroses e reumatismo, contusões, torções e tendinites), emocionais e sistêmicos de modo geral.

Magnetos:
São imãs com potência magnética definida (pequena, média ou grande) usualmente de 500 a 2000 Graus de potência, esse último utilizado apenas em consultório. Técnica utilizada em pacientes intolerantes as agulhas e crianças, e também como tratamento auxiliar ao das agulhas. Geralmente continuam o trabalho da acupuntura após a sessão.
O tratamento causa uma congestão local no tecido cutâneo que promove a circulação sanguínea e ajusta o metabolismo, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo doenças. Além disso, estimula os pontos de Acupuntura Sistêmica e relaxa o tecido muscular, proporcionando relaxamento e bem estar.

Hai Huá – Acupuntura sem Agulhas:
Meridianos de energia são estimulados através de dois eletrodos posicionados diretamente sobre a pele, sem a utilização de agulhas. O aparelho cria uma onda eletromagnética que restabelece a organização celular, circulação sanguínea e relaxamento muscular. Reduz instantaneamente a dor em processos ortopédicos agudos e é muito eficiente também nos procedimentos estéticos.

Massagem Tuiná:
Combina movimentos variados que possibilitam o alívio das dores e a obtenção de relaxamento físico e mental. Tratamento complementar à ação da Acupuntura Chinesa Sistêmica, é muito eficiente nos transtornos ansiosos e nos processos depressivos, restabelecendo a harmonia mental e emocional.

Saúde e Bem Estar:
A Medicina Tradicional Chinesa é uma ótima ferramenta para aqueles que buscam uma maior qualidade de vida, bem estar, equilíbrio e harmonia. Para se beneficiar dela não é preciso que apresente uma doença em específico, que o sofrimento tenha dominado completamente a sua vida, ou que demais tratamentos considerados tradicionais tenham falhado: basta que se tenha perdido a incrível capacidade de sentir-se bem dentro de seu próprio corpo, de sua própria vida – de seu próprio Universo. 

Procure-nos e se acaso a parte financeira for algum empecilho a você, queremos que saiba que nunca deixamos de atender alguém por este motivo. Pois, sempre encontramos uma forma para que nossos clientes nos remunerem dentro de suas possibilidades. Trabalhamos em nossa Clinica por amor a todos aqueles que sofrem tanto como você. Por isso, sinta-se à vontade para agendar sua avaliação e sem compromisso conosco. Conheça nosso trabalho de perto. Faça-nos uma visita. Venha conversar com os nossos clientes e saiba como eles estão vivendo agora. 
 

Curso Básico de Acupuntura e Medicina Chinesa (MTC):
A Acupuntura é um recurso terapêutico dentro da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na inserção de diversos tipos e tamanhos de agulha em pontos específicos do corpo para estimular e regular a energia corpórea, buscar o equilíbrio do Yin e Yang do corpo e o meio ambiente, analisar e verificar o conjunto de alterações possíveis nas disfunções fisiológicas e energéticas dos órgãos Zang Fu. Além da Acupuntura é necessário compreender e utilizar demais recursos da Medicina Chinesa como as técnicas de Moxabustão, Ventosa, Eletroterapia, Auriculoterapia,Laser Acupuntura. O curso é diferenciado das outras escolas por apresentar ao aluno semelhanças e diferenças entre a Medicina Halopática e a Medicina Chinesa. 

Público-alvo:
Profissionais médicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, dentistas e profissionais que queiram se aprofundar ou se atualizar nos cuidados paliativos e atuar na atenção ao paciente com inflamação e/ou com dor.
Obs:Este Curso Avançado de Acupuntura é para quem já é Acupunturistas ou estudantes de curso de acupuntura.
Pré-requisitos para matrícula: 2º Grau completo ou superior.

Objetivo do curso:
O curso tem por objetivo elevar o Nível Profissional do Acupunturista quanto ao diagnóstico e tratamento de diversas patologias complexas. O curso oferecerá um embasamento teórico-prático das principais patologias de diversas especialidades médicas segundo a visão de especialistas em Medicina Chinesa, aprofundando assim seus conhecimentos na área diagnóstica e terapêutica.

Durante o curso o aluno será capaz de identificar e diagnosticar patologias, selecionar os pontos principais e complementares e utilizar recursos terapêuticos complementares necessários como eletroterapia, moxabustão, ventosas para cada patologia estudada.

Duração do curso:
A duração é de 36 meses, sendo cinco aulas por mês prática e teórica. São três anos, onde o aluno tem contato com a filosofia Chinesa que é a base para a compreensão da filosofia do Organismo humano sob a visão da medicina chinesa; aprende a semiologia dos pontos de Acupuntura e como devem ser inseridas as agulhas; estudo da semiologia e a propedêutica para chegar ao diagnóstico. Ao final do curso, o aluno está apto a tratar o paciente através dos diversos métodos terapêuticos que a Medicina Tradicional Chinesa nos presenteia.

Conteúdo:
- Histórico e desenvolvimento da Medicina Tradicional Chinesa;
- Yin Yang
- Wu-Xing (Cinco elementos da natureza);
- Zang-Fu (Órgãos e vísceras);
- Qi e Sangue;
- Jin-Luo (Pontos, Meridianos e colaterais);
- Etiologia e Patogenia Chinesa;
- Quatro Métodos de Diagnóstico (inspeção, interrogatório, palpação, língua);
- Pulsologia e Diagnóstico da Língua;
- Moxabustão e Ventosa;
-Auriculoterapia;
- Oitos Princípios (Yin e Yang, interior e exterior, calor e frio, excesso e deficiência);
- Diferenciação de síndromes (Zang Fu, Qi e sangue, Oito princípios, Seis Meridianos);
- Técnicas de Tratamento das principais patologias;
- Ética profissional;
- Técnicas especiais de inserção e manipulação (sem mandril);
- Técnicas de combinações e localização de pontos e suas aplicações;
- Prevenção;
- Ambulatório prático supervisionado;
- Orientação à Monografia;
- Ambulatório prática a partir do 4º Meses.

Certificação:
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
– Entrega da Monografia;
– Nota final igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina;
– Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina;

Regulamentação:
O curso atende ao que preconiza a Resolução nº 1, de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação, D.O.U. de 08/06/07, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos.

Ministrante: Professor. Mestre Mauro Begio:
Elaborado pelo Mestre Mauro Begio segue o modelo da graduação em MTC praticado nas Universidades Chinesas.
Mestre Mauro Begio sempre destacou que o aprendizado da Arte Marcial não se deve limitar apenas a saber se defender, deve sobretudo ser um meio de preservar a saúde, a coragem e o respeito, incentivando a amizade entre os alunos. Deve também desenvolver o autocontrole e a disciplina nas atividades do dia a dia, principalmente escolares e profissionais.

Formação das Artes Marciais:
- Mestre Mauro Begio é Faixa Preta 7º de Karatê.
- Atualmente da aula de Krav - Magá :Metodo de Defesa Pessoal Israelita e Combate Corpo a Corpo.
- Faixa Preta de Aikydo
- Aos 11 anos de idade iniciou o treinamento de Karatê e outros estilos; Aos 16 anos iniciou o treinamento do Estilo Kiokushin com o Mestre Matsumura;
- Em 1973 iniciou os ensinamentos do Estilo KioKushin ) como professor;
- Em 1981, inauguração das Academias Dragões do Karate cidade de Taubaté SP, que durante estes anos, até os dias de hoje, divulga a Cultura Oriental no Brasil.

Formação Acadêmica:
- Curso Avançado de Acupuntura pelo Instituto Yuman Cultura Chinesa do Brasil.
- Título de doutor em Acupuntura de Nível A, obtido no Centro Internacional de Exame de Qualificação Profissional do Ministério da Saúde da China;( WFCMS).
- Membro da AMECA (Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil);
- Fundador e Presidente da Escola NEATO Clinica de Medicina Chinesa do Brasil;

Exame de certificação internacional de aptidão em acupuntura pela W.F.A.S.
A W.F.A.S. World Federation Acupuncture-Moxabustion Societies, com sede em Pequin-China (www.wfas.org.cn/en), é uma organização oficial reconhecida e vinculada à W.H.O. World Health Organization (O.M.S Organização Mundial da Saúde). 
 

Entre em contato!
E-mail: acupunturabegio@hotmail.com

FOTOS | GALERIA DE FOTOS

VEJA NO MAPA | Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil

LOCALIZAÇÃO
Rua Newton Câmara Leal Barros , 355 - Jardim Santa Cruz - Taubaté ver no mapa