APÓS ATAQUE NUCLEAR Cultura

Taubaté recebe exposição sobre Hiroshima e Nagasaki

Cidades sofreram ataques de bombas nucleares no fim da Segunda Guerra Mundial


Em 25/10/2012 10:36 por Guia Taubaté



Começa amanhã, 26 de outubro, a exposição “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer”. A abertura será às 20h, no Solar da Viscondessa, apenas para convidados. No sábado, dia 27, a exposição passa a ser aberta ao público e com entrada franca.

O objetivo do evento é recontar o trágico episódio da história mundial, ocorrido em 1945, por meio de 30 pôsteres com imagens e textos informativos, documentários e animações japonesas.

O material em exposição, veio do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima e chega a Taubaté pela Associação Paulista de Medicina.

Os bombardeios nucleares nas cidades de Hiroshima e Nagasaki aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. O ato selou a retirada do Japão da guerra, encerrando a disputa entre os países. 

Estima-se que cerca de 220 mil pessoas morreram nos ataques atômicos, deixando outros milhares com graves sequelas pela exposição à radiação.

Uma delas foi Sadako Sasaki, retratada na exposição a menina se tornou um símbolo da luta pela paz. Na época do ataque ela tinha dois anos de idade e devido à radiação teve leucemia.

Após compreender que sua doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz.

Os visitantes da mostram poderão participar de oficinas de origami onde irão aprender a fazer os Tsurus.

O Solar da Viscondessa fica na rua XV de novembro, 996, Centro. A exposição é gratuita e fica aberta até o dia 23 de novembro. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais