EM TAUBATÉ Cultura

Rota franciscana é tema de encontro

Percurso integra 30 cidades da região


Em 08/08/2013 11:03 por redação Guia Taubaté



Neste final de semana, 9 e 10 de agosto, acontece um encontro realizado pela Prefeitura de Taubaté com o objetivo de aperfeiçoar a Rota Franciscana de Frei Galvão.

O evento busca incentivar o turismo e levar melhorias para os caminhantes e cicloturistas que passam pelos municípios incluídos na rota.

Foram convidados para participar do encontro secretários municipais e gestores de Turismo das seguintes cidades: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Monteiro Lobato, Tremembé, Pindamonhangaba, Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier, Lagoinha, Cunha e São Luiz do Paraitinga.

Na abertura do evento, o professor doutor Mauro Castilho da Universidade de Taubaté (Unitau) vai apresentar uma palestra com o tema “O Caminho do Ouro na Rota Franciscana”.

No sábado os participantes sairão de Taubaté para percorrer de jipe um trecho da Rota Franciscana com paradas nas seguintes cidades: Jambeiro, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Cunha e Guaratinguetá onde acontece o encerramento da programação.

Rota Franciscana
Criada há dois anos pela Secretaria de Turismo do Estado, a Rota Franciscana Frei Galvão é um caminho turístico integrante do Programa Caminha São Paulo.

Os caminhos percorrem alguns dos principais atrativos turísticos da capita e de outros 30 municípios das regiões turísticas do Vale do Paraíba, Serras e do Alto Tietê (Cantareira).

O principal objetivo aos participantes a oportunidade de visitar e conhecer a oferta turística das cidades envolvidas tendo como cenário o legado cultural do santo e missionário Frei Galvão.

A Rota não necessita do acompanhamento de guias de turismo por ter um percurso autoguiado. Para orientar os participantes existem placas de sinalização instaladas durante todo o trajeto.

As pessoas ainda receberão informações sobre roteiros e sugestões de pontos turísticos na região em um guia fornecido pelas Secretarias Municipais de Turismo das cidades integrantes.

A Rota Franciscana Frei Galvão é composta por cinco caminhos. O trajeto pode ser cumprido a pé, de bicicleta ou de carro (individualmente ou em grupo), por etapas ou de uma vez só.

As rotas ligam as seguintes cidades: São Francisco Xavier (distrito e São José dos Campos) a Guaratinguetá; Bananal a Guaratinguetá; Lavrinhas a Guaratinguetá; São Luiz do Paraitinga a Guaratinguetá; Guaratinuetá a Mogi das Cruzes e embarque no trem rumo a São Paulo, com desembarque na Estação a Luz, considerado um dos cartões postais da capital paulista.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais