CENTENÁRIO Esporte

100 Anos: Parabéns, Esporte Clube Taubaté!

Burro da Central completa cem anos hoje; Renato Teixeira apresenta pocket show em comemoração na Praça Dom Epaminondas


Em 01/11/2014 09:00 por redação / Guia Taubaté



O Gigante do Vale está em festa! Hoje, 1º de novembro de 2014, o Esporte Clube Taubaté completa 100 anos de existência. O time que contou com astros como Tatu, Zito, Zé Américo, Taino e Gilsinho, não vive uma boa fase, mas segue no coração de apaixonados taubateanos.

Fundado em 1º de novembro de 1914, o Burro da Central já viveu tempos de glórias, disputando a elite do Campeonato Paulista nos anos de 1955, 1962, 1980 e 1984.

Entre os diversos jogos disputados, destaque para a vitória sobre o Santos de Pelé, em 1958, por 3 a 2, no saudoso estádio da Praça Monsenhor Silva Barros (campo do Bosque). Porém, a vitória preferida entre os taubateanos certamente é a sobre o maior rival, o São José. Em 1979, as duas equipes disputaram a final da Divisão Intermediária do Campeonato Paulista, no estádio Palestra Itália, em São Paulo. Com gols de Amaury e Antonio Carlos, o Taubaté saiu vitorioso e campeão.

De lá para cá, o Burro acumulou mais erros que acertos, figurando na primeira divisão do estadual pela última vez em 1984.

O último título veio em 2003. Pela Série A3 do Paulista, o Alvi Azul venceu o Araçatuba nas duas partidas da grande final e retornou para a Série A2 após quase dez anos na terceirona. No ano seguinte, dois pontos afastaram o Taubaté do retorno à elite.

Depois de chegar a cair para a Segundona (4ª divisão), o Burro busca desde 2010 o acesso para a Série A2.

Vida nova
Com a missão de recolocar o Taubaté na elite do futebol, o advogado Hélio Marcondes assumiu no último mês a presidência do clube. Apesar dos problemas financeiros, o novo mandatário já está trabalhando na montagem do elenco para a disputa da Série A3 em 2015.

Nesta quinta-feira, 30 de outubro, o primeiro nome anunciado foi do treinador. Edson Vieira, velho conhecido do torcedor taubateano, retorna ao clube após salvar o Burro do rebaixamento em 2012. Além do comandante, foram confirmados os nomes de Reinaldo Xavier, como auxiliar-técnico, e do preparador de goleiros, Gisiel.

Outra novidade é no material esportivo. A fornecedora Kanxa será responsável pelos uniformes do Alvi Azul até o final de 2015.

Show do centenário
O cantor, compositor e torcedor Renato Teixeira realiza hoje, às 17h, um pocket show na Praça Dom Epaminondas. Na oportunidade, o artista irá apresentar a canção “O Hino 100 anos depois” para homenagear o clube. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais