APURAÇÃO Cultura

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval 2015 de Taubaté

Sem verba, escola desbancou a vice Santa Fé e a tricampeã Boêmios da Estiva; confusão marcou apuração na Quadra da CTI


Em 16/02/2015 17:49 por Mário Pereira


Mocidade Alegre é campeã do Carnaval 2015 de Taubaté
Escola trouxe Monteiro Lobato e as fábulas como enredo (FOTO: Sandy Oliveira / Guia Taubaté)

O Carnaval de 2015 de Taubaté teve um final surpreendente. A Mocidade Alegre da Vila das Graças desbancou a tricampeã Estiva e venceu a disputa no Grupo Especial da cidade. Sem subvenção da Prefeitura, após ser punida em 2014, a Império Central se superou com “as próprias pernas” e levou para a Avenida do Povo um enredo sobre as fábulas, exaltando a figura de Monteiro Lobato.

“O título é muito gratificante, foi um trabalho de um ano inteiro e mesmo sem verba conquistamos o campeonato”, afirmou o vice-presidente da Mocidade, Pedro.

Na apuração, a Mocidade superou as principais concorrentes em quesitos pontuais, como bateria e mestre-sala e porta bandeira. Esse último quesito citado também foi determinante para a terceira colocação da Boêmios da Estiva.

A Vermelho e Branco chegou a liderar a apuração, mas com notas menores em evolução e mestre-sala e porta bandeira, foi superada pela escola da Vila das Graças e pelo Santa Fé, que pelo terceiro ano consecutivo fica com o troféu de vice.

Este é o nono título da Mocidade Alegre. A última conquista da agremiação havia acontecido em 2011. Além do caneco de campeão, a Vila das Graças levou também os estandartes de bateria e mestre sala e porta bandeira adulto. A Santa Fé conquistou os estandartes de mestre sala e porta bandeira mirim, passista feminino e passista masculino. Já a Estiva faturou o estandarte de ouro de rainha de bateria.

Confusão
Durante a contagem das notas, a mesa de representantes da Prefeitura conferiu que uma nota do quesito comissão de frente não foi computada para a Boêmios da Estiva. O fato foi questionado pelos membros das escolas e a jurada foi convocada a comparecer à apuração.

Enquanto aguardavam a chegada da jurada responsável pela nota, a Secretária de Turismo e Cultura, Martha Serra, debateu questionamentos dos representantes. Após muita conversa, alguns membros deixaram a quadra da CTI.

Queda e punições
A apuração também confirmou a volta da Unidos do Parque Aeroporto ao Grupo de Acesso. A escola da presidente Cecília foi punida com oito décimos. Já a Boêmios do Morro, quarta colocada, foi penalizada com a perda de um ponto por não apresentar o número correto na ala das baianas e o número de componentes. Além do tento, a escola também perde o direito de receber subvenção da Prefeitura nos próximos dois anos. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais