
Distrito de Quiririm é tema de documentário
“Quiririm de Outros Tempos” aborda as mudanças no local a partir da década de 1950
Em 10/08/2015 16:44 por redação / Guia Taubaté
Famoso pela sua história na imigração de italianos ao Brasil, o distrito mais famoso do Vale do Paraíba será tema do documentário “Quiririm de Outros Tempos”. O trabalho abordará as mudanças ocorridas no local, antes e depois das transformações da década de 1950, que provocaram a descaracterização do local enquanto núcleo de imigrantes.
A ideia central da temática é provocar reflexões sobre as mudanças estruturais ocorridas na região, como a instalação das primeiras indústrias, a construção de grandes rodovias e a expansão urbana e como elas impactaram na identidade do grupo, na preservação de suas tradições e de seu patrimônio histórico e arquitetônico.
Outro desafio é lançar questionamentos e reflexões para processos que ocorrem em outras localidades.
“Quiririm de Outros Tempos” tem iniciativa independente e está em fase de produção. O documentário é fruto da parceria entre Junior Guimarães da Produtora Toe Filmes, Alexandre Malosti, Jenifer Botossi, produtores culturais e da historiadora Renata M. Pistilli Eberhard.
A primeira etapa do projeto, que consiste na entrevista com moradores do distrito e na gravação de imagens já está concluída. Agora, a equipe busca novos patrocínios e apoios culturais para finalizar o filme.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
