COLUNISTA Serviços

O modo como vemos o mundo é mais importante do que o modo como o mundo é

Liderança e Comportamento


Em 07/01/2016 00:00 por Valdemir Vital



Qual o formato do mundo, seu peso, o tamanho de seu diâmetro e em que condições ele se encontra?

Os cientistas e os filósofos debatem interminavelmente esse assunto. Mas não há nenhum avaliação real do mundo separada daquela que você faz.

Um grupo de pesquisadores realizou um estudo no qual mostravam às pessoas um baralho.Em cada uma das cartas, contudo, havia algo errado, algo diferente do normal.

O quatro de paus era vermelho, o cinco de ouros tinha seis ouros. O procedimento consistia em mostrar as cartas às pessoas e perguntar lhes o que estavam vendo.

Vocês acham que as pessoas ficaram surpresas ao ver essas cartas cheias de erros óbvios? Não, porque não os notaram. Quando pedia para descreverem as cartas que viam, as pessoas respondiam que estavam olhando para um cinco de paus. Elas não faziam qualquer menção ao fato de haver erros nas cartas.

Por que isso acontecia? Porque aquilo que não vemos não depende apenas do que se encontra realmente à nossa frente, mas também daquilo que estamos procurando - nossas expectativas, nossos pressupostos.

Qualquer coisa pode ser vista de ângulos diferentes. Qualquer um de nós conhece pessoas que, embora tenham vivido acontecimento semelhantes, tiveram percepções praticamente opostas.

Pesquisadores compararam, por exemplo, pessoas que receberam uma promoção no emprego. Descobriram que enquanto algumas deram muito valor à oportunidade, outras lamentavam o aumento da responsabilidade. A forma como se vive e se sente os acontecimentos são uma mera questão de perspectivas.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais