COLUNISTA Serviços

Devo me preocupar com o calor durante os passeios?

"É bom sempre lembrar de que devemos ter disponível nos passeios água fresca para oferecer aos nossos amigos peludos"


Em 09/06/2016 10:13 por Por Nathália Camillo, adestradora da equipe Cão Cidadão


Devo me preocupar com o calor durante os passeios?
Adestradora Nathália Camillo (FOTO: Divulgação)

Como vivemos em um país tropical, dias de calor intenso podem ocorrer em qualquer momento do ano e devemos ficar alertas com os cuidados com os nossos amigos peludos. Como os cães não transpiram como nós (não possuem glândulas sudoríparas na pele), eles precisam de outros meios para perder o calor para o ambiente e manter a sua temperatura corporal estável.

Eles fazem isso através do contato direto com superfícies frias, como colocando a barriga em contato com o chão frio, e respirando de forma mais ofegante para evaporar a saliva produzida, funcionando como a nossa transpiração.

Devido a essas peculiaridades dos cães, é importante observar e avaliar o melhor momento para fazer aquele passeio no parque ou, principalmente, em locais com pouca sombra. Além de verificar se o chão não está muito quente para não queimar as patas, é importante que esse momento seja relaxante e proveitoso para ambos e não um cabo de guerra ou uma corrida desenfreada, que ocasionaria em um aumento considerável da temperatura corporal, terminando com um cão extremamente ofegante e agitado e você cansado e estressado.

Para isso não ocorrer, o treino do passeio deve começar antes mesmo de o cãozinho poder sair para rua, antes de terminar o seu calendário de vacinas inicial. Faça esse treino somente em casa, até o animal ser liberado pelo veterinário para os passeios.

É importante também que o pet se acostume com a coleira e com a guia dentro de casa e entenda como o passeio funciona, antes de sairmos definitivamente para a rua. Assim, ele já sabe o que é esperado dele e ambos podem aproveitar ainda mais esse momento.

Comandos como  “senta” e o “fica” também ajudam a controlar a saída e fazer com que o cão espere tranquilamente o momento de iniciar o passeio. Usando essas técnicas básicas, conseguiremos gastar a energia do cão com um exercício calmo e relaxante, cheio de novidades e sem estresse para nenhum dos lados.

O cão adulto também pode aprender a se comportar melhor nos passeios e a parar de puxar a guia, basta ser consistente com os treinos e ensinar, com o reforço positivo, que nos acompanhar sem puxar é muito mais prazeroso e recompensador do que passar todo o passeio em um cabo de guerra sem fim.

Por fim, é bom sempre lembrar de que devemos ter disponível nos passeios água fresca para oferecer aos nossos amigos peludos, para hidratar bastante, pois, em função do calor e da quantidade de exercícios realizados, há o risco de desidratação.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais