NESTE SÁBADO Cultura

Cidade recebe encontro internacional de resgate da cultura africana

Com tema “Candomblé de Angola e sua identidade”, evento acontece neste sábado, dia 9, no Monarka Hall


Em 08/01/2016 15:50 por Redação/ Guia Taubaté



A Atucat (Associação dos Templos de Umbanda e Candomblé de Taubaté) realiza neste sábado, 9 de janeiro, o 1º Encontro Internacional Candomblé de Angola, com tema “Candomblé de Angola e sua identidade”, que tem o objetivo de resgatar, fortalecer e valorizar as heranças deixadas pelos povos do passado.

O evento vem ao encontro da Década Internacional de Afrodescendentes, entre os anos de 2015 a 2024, declarada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), com o tema “Povos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. 

Estarão presentes representantes das raízes africanas Manadeuí, Kongo Angola, Tumbensi, Bate Fola, Goméia, Tumba Junsara, Kupapa Unsaba, Kavunguoxi e Nkumbi. O evento conta com participantes de sete estados brasileiros: Amapá, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de integrantes de duas províncias africanas, Huambo e Luanda. 

No encontro, serão debatidos assuntos referentes aos temas ligados à cultura africana e coordenados por autoridades ligadas à temática como: Judith Luacute, representantes do Ilabanttu; e Aristóteles Kandimba, diretor de produção internacional de cultura Bantu, ambos estrangeiros. 

Os debates serão mediados pelo antropólogo da Unitau e pelo presidente da Atucat, Alessandro Jorge Machado, com espaço para participação da plateia presente. Na oportunidade os participantes do encontro terão a chance de desfrutarem de café da manhã, almoço e jantar com pratos da típica culinária africana, como forma de valorizar a tradicional culinária e cultura dos povos africanos. Ainda acontece ao longo da programação apresentação de manifestações culturais africanas como: capoeira, jongo e samba de roda. 

O evento acontece no Monarka Hall, localizado na Avenida Santa Cruz do Areão, nº 1408, das 8h às 20h.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais