BICHÍNEOS Saúde

“Estima Rosa” alerta para prevenção do câncer de mama em pets

Tutores de animais de estimação poderão aprender com os veterinários a detectar nódulos e fazer uma avaliação hematológica e glicêmica do bichinho


Em 21/10/2016 15:46 por redação/ Guia Taubaté


“Estima Rosa” alerta para prevenção do câncer de mama em pets
Evento alerta para prevenção do câncer de mama em pets (FOTO: Divulgação)

O mês de outubro tem sido marcado por diversas ações de conscientização quanto ao Câncer de Mama, idealizadas no Outubro Rosa. Entre as muitas campanhas, destaque para a “Estima Rosa”, realizada pelo Estima Hospital Veterinário, neste sábado, 22 de outubro. O evento busca fazer o diagnóstico precoce do Câncer de Mama em cadelas e gatas.

Das 9h às 15h, tutores de animais de estimação poderão conversar com os veterinários, aprender a apalpar corretamente as mamas do Pet para detectar nódulos e ainda fazer uma avaliação hematológica e glicêmica do Pet.

Durante os meses de outubro e novembro o hospital realiza uma intensa divulgação de informações importantes sobre o Câncer de Mama nos animais de estimação e promove um programa de castração para prevenir a doença em cadelas e gatas.

De acordo com os veterinários do hospital veterinário, a única forma de evitar o Câncer de Mama nos Pets é a castração precoce. Segundo o oncologista veterinário diretor do Estima, Dr. Lucas Rodrigues, quando feita antes do primeiro cio, a incidência da doença cai de 30% para 0,5%.

“Quando o procedimento é feito antes do segundo cio, as chances de desenvolvimento do Câncer também diminuem, porém o risco fica em 8%. Por isso é importante sempre apalpar a cadeia mamária da sua cadelinha ou gatinha, pois mesmo nódulos pequenos podem ser identificados e quanto antes forem diagnosticados, melhores serão os resultados do tratamento”, afirma o médico veterinário.

O Câncer de Mama em cadelas é um dos principais tipos de neoplasia que ocorre nos cães e ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa doença não atinge exclusivamente as fêmeas, pois também pode acometer os machos.

A castração da cadela antes do seu primeiro cio é, hoje, considerada a forma mais eficiente de manter o Pet longe desse mal, já que a quantidade de hormônios do animal é a grande responsável por disfunções que podem provocar o surgimento de tumores.

Os hormônios sexuais possuem um forte impacto no risco do desenvolvimento do Câncer de Mama nos Pets. No caso dos felinos, as fêmeas que não são castradas são muito mais propensas a desenvolver a doença do que as castradas. Um estudo norte-americano afirma que a incidência do Câncer de Mama é reduzida em 91% em gatas castradas antes dos seis meses de vida e em 85% nas castradas antes de um ano de vida.

Ainda de acordo com especialistas, outro fator que pode influenciar o desenvolvimento desse mal é a ingestão de medicamentos hormonais (principalmente os anticoncepcionais). Atualmente, esse tipo de medicação é altamente contra indicada no mundo animal; tanto para cães como para gatos.

Mesmo sendo maligno em mais da metade dos casos, o Câncer de Mama é considerado uma doença silenciosa, não provocando sintomas ou alterações no comportamento do Pet, como tristeza, falta de apetite, febres ou vômitos. Assim, muitos casos são diagnosticados já na fase avançada da doença.

Animais com tumores de mama em estágio avançado podem apresentar caroços na região das mamas, inchaço ou dilatação na região mamária, dores e secreções nas mamas com odor desagradável.

Depois de uma análise clínica no consultório, o veterinário solicita diferentes exames para investigar a doença, como a tomografia computadorizada, radiografias de tórax e ultrassonografia de abdômen, que avaliam a extensão do problema. Além de proporcionar um diagnóstico correto e preciso, esses exames também fornecem informações importantes para definir o tratamento, como dados sobre metástases (propagação da doença para outras partes do corpo do Pet além da região das mamas).

Biópsias (análise de uma parte do tumor) também são solicitadas quando há suspeita de diferentes tipos de câncer. Por meio dela é possível saber se o tumor é benigno ou maligno, ou ainda se ele está na mama ou região próxima a ela.

Com o diagnóstico correto em mãos, em grande parte dos casos, a primeira medida para tratar a doença é a realização de uma cirurgia para a retirada completa do tumor. Em casos de tumores benignos, geralmente apenas a cirurgia é o suficiente para solucionar o problema do Pet. No entanto, em casos de tumores malignos, a quimioterapia pode ser indicada após o procedimento cirúrgico, buscando-se eliminar completamente a doença do corpo do animal (assim como prevenir a reincidência do Câncer ou a ocorrência de metástase).

O evento principal da campanha Estima Rosa, que acontece no dia 22 de outubro, além de informar a população tem o objetivo de resgatar os cuidados para manter a saúde dos animais de estimação em dia, prevenindo o câncer e outras doenças.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais