PREFEITO CASSADO Politíca

Recurso de Ortiz Junior no TSE entra em pauta nesta terça-feira

Tucano tenta reverter decisão que cassou seu mandato em agosto deste ano; decisão tornou peessedebista inelegível por oito anos


Em 25/10/2016 10:43 por redação/ Guia Taubaté


Recurso de Ortiz Junior no TSE entra em pauta nesta terça-feira
Ortiz Junior busca reverter decisão que cassou seu mandato (FOTO: Acervo/ Guia Taubaté)

Está agendado para hoje, 25 de outubro, às 19h, o início do julgamento do recurso da chapa de Ortiz Junior (PSDB) e Edson Oliveira (PSD) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Entre os recursos cabíveis na esfera eleitoral, este é o último do tucano. Até o momento, as três decisões foram pela condenação da chapa por abuso de poder econômico e político na eleição de 2012.

Ortiz Junior saiu derrotado na primeira decisão, na Justiça Eleitoral de Taubaté, em 2013, no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em 2014, e a última no TSE, em agosto de 2016.

Devido ao processo, o peessedebista e seu vice foram afastados da prefeitura em agosto, após a cassação do mandato dos dois. Declarado inelegível por oito anos, Ortiz Junior não teve os votos contabilizados na eleição em que buscava a reeleição, no início deste mês. Caso estivesse com o “nome limpo”, o tucano seria eleito em 1º turno e assumiria em janeiro de 2017.

Esperança no TSE           
A defesa de Ortiz Junior deposita todas as suas fichas em uma votação favorável no TSE nesta terça-feira. A primeira decisão da instância, em agosto deste ano, optou pela cassação do mandato do, até então, prefeito de Taubaté. Foram quatro votos contrários ao recurso do tucano, contra três a favor.

Entre os quatro que optaram pela cassação de Junior, uma foi substituída em setembro. A juíza Maria Thereza de Assis Moura deu lugar ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais