REVIRAVOLTA Politíca

TSE aceita recurso e Ortiz Junior poderá reassumir prefeitura

Após cassar mandato do tucano em agosto, Tribunal Superior Eleitoral revê decisão e peessedebista deve voltar ao cargo nos próximos dias


Em 25/10/2016 23:34 por redação/ Guia Taubaté


TSE aceita recurso e Ortiz Junior poderá reassumir prefeitura
Ortiz Junior e a esposa, Mariah Perrota Ortiz, no primeiro turno da eleição de 2016 (FOTO: Mário Pereira/ Guia Taubaté)

Reviravolta na política em Taubaté. Na noite desta terça-feira, 25 de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aceitou o recurso de Ortiz Junior (PSDB), modificando o posicionamento da instância, que aceitara a denúncia contra o tucano por abuso de poder econômico e políticona eleição de 2012.

Com a decisão da Corte, Ortiz Junior e Edson Oliveira (PSD) reassumem os cargos de prefeito e vice-prefeito nos próximos dias.

A decisão do TSE torna possível ainda que o tucano, reeleito no primeiro turno, tenha a candidatura validada e assuma para um novo mandato em 2017.

Votaram a favor do recurso de Ortiz Junior os ministros Gilmar Mendes, Napoleão Nunes Maia Filho, Luiz Fux e Henrique Neves. Optaram em votar contra os ministros Antonio Herman de Vasconcellos, Rosa Maria Weber e Luciana Christina Guimarães.

Autor da ação contra o tucano, o Ministério Público ainda pode recorrer. Já a defesa de Ortiz Junior deve agir rápido nos próximos dias para validar a candidatura do peessedebista e o mesmo assumir o novo mandato em janeiro do próximo ano.

Acusação
A aceitação do recurso de Ortiz Junior pelo TSE é a primeira vitória do tucano no processo que se arrasta desde 2012.

Na oportunidade, Junior foi acusado de atividade ilegal para financiar sua campanha para prefeito em 2012. O tucano teria influenciado o pai, Bernardo Ortiz, na época presidente da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE) a fraudar licitações para compra de mochilas para o órgão, ligado ao governo do Estado.

A promotoria acusou Ortiz Junior de ter arrecadado R$ 8 milhões de forma ilícita para a sua campanha eleitoral. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais