CARNAVAL 2016 Cultura

Boêmios do Morro destaca entidade africana

Desfilando sem verba, escola leva para Avenida do Povo história do orixá Exú


Em 04/02/2016 11:00 por



Uma das festas mais tradicionais do país, o Carnaval tem início neste fim de semana em todo o Brasil. Em Taubaté, uma das atrações é o desfile das escolas de samba no domingo de folia, 7 de fevereiro. Quatro agremiações disputam o título no Grupo Especial e outras duas buscam o sonhado acesso. 

Para falar dos preparativos das escolas, o Guia Taubaté visitou quadras e barracões para saber o que os taubateanos podem esperar na Avenida do Povo. 

Primeira escola de samba do Grupo Especial a desfilar no domingo, a Império e Boêmios do Morro pretende desmistificar a história de uma divindade.

“Esse ano o Morro vai falar sobre Exú, que é um Orixá, o primeiro que come. Vamos contar a lenda de Exú, desde a África, sua criação e seu nascimento. Olorum cria Exú em uma lata vermelha e isso vem na comissão de frente. Depois seguimos com a África antiga, a savana africana, o reino de Ketu, onças, panteras e leões. Na sequência, vamos mostrar a vinda para o Brasil por meio de navio negreiro, e o culto de Exú no país”, revelou a integrante da comissão de carnaval da escola, Monique Top.

A também rainha de bateria explica o motivo para a escolha do enredo. “Nós precisávamos de um enredo afro, porque perdemos a subvenção da prefeitura. Então precisava de parcerias e com um enredo negro a gente conseguiria parceria com terreiros de Umbanda e Candomblé, entidade de dança africana, projetos africanos. Quando fomos pesquisar o enredo africano, tudo vinha Exú antes, então o enredo acabou sendo Exú”. 

Ela também falou sobre as dificuldades da escola, que não recebeu subvenção da Prefeitura, e das surpresas que os foliões podem esperar no desfile. 

“Só de estar na avenida já é um grande diferencial, porque uma escola com subvenção já é difícil, sem subvenção é mais difícil ainda. Foi uma luta, uma reconstrução da escola. A grande novidade é essa, mas também teremos algumas surpresas como comissão de frente com bailarinos seminus, muito peito de fora na avenida, porque as africanas não usavam sutiã. Os destaques das alegorias são grandes drag queens da noite, além da volta de fundadores da escola”, contou Monique. 

A Carnavalesca destacou os elementos que a Boêmios levará para narrar o enredo.

“Levaremos caveira, fogo, búzios, elementos africanos, a selva, os animais. Também os elementos da cultura negra no Brasil, como o mercado, o maculele, o jongo, a capoeira, a igrejinha, o galo, entre outros. Todos os elementos dessa mística do culto a Exú estarão presente, além de muito vermelho e preto, muita sexualidade e uma procissão de fé na avenida, louvando a Exú”. 

A Império e Boêmios do Morro desfila a partir da 0h20, na madrugada de domingo para segunda-feira. Acompanhe tudo sobre o Carnaval 2016 da cidade aqui, no Guia Taubaté.     

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais