CARNAVAL 2016 Cultura

Enredo da Santa Fé busca conscientizar população

Após ser vice em três anos consecutivos, escola acredita nas águas para levar sonhado título


Em 05/02/2016 11:18 por redação/ Guia Taubaté



Vice-campeã em 2013, 2014 e 2015. Batendo na trave nos últimos três anos, a Acadêmicos da Santa Fé chega para o Carnaval deste ano com a missão de encerrar essa escrita e conquistar o primeiro título da agremiação.

O presidente da verde e branco, Vicente Aparecido atribuiu os últimos resultados da escola ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.

“Isso é trabalho. Isso é trabalho, animação, as pessoas que vão se juntando à gente e a escola vai melhorando a cada dia. O pessoal fica todo empolgado, acaba vindo mais gente de outros bairros também, vizinhos. Acaba somando e fazendo com que a escola sempre vá crescendo. E é dessa forma que a gente está levando o carnaval”, comentou.

Para conquistar o título do carnaval taubateano, a Santa Fé levará para a Avenida um enredo que busca conscientizar a população sobre o desperdício da água. 

O Secretário Geral da escola, Sebastião Florêncio, falou sobre a escolha do tema que será apresentado no domingo de carnaval.

“Essa ideia surgiu da cabeça do nosso presidente e carnavalesco, que é sempre genial. Ele que inventa as ideias do nosso enredo. Existe uma parceiro chamado Tarcísio Coelho, que apresentou o enredo pra nós no ano passado, que foi sobre os jogos. Ele procurou o Tarcísio e falou ‘Tarcísio, eu gostaria de fazer um enredo voltado para as águas, pra chamar a atenção da população sobre o desperdício, contra a poluição’, e o Tarcísio escreveu esse enredo pra nós.”

Sebastião contou como o enredo será desenvolvido na Avenida do Povo e os elementos que serão trabalhados pela escola.

“Esse enredo vai ser apresentado com oito alas, três carros alegóricos e mais um tripé. Nós teremos o início, o meio e o fim. Como é que começou o mundo? Numa fonte d'água. As pessoas, humanos, são água; 75% é o que diz a ciência. Então o feto, por exemplo, é criado no líquido amniótico, no popular é água. A mãe para sustentar aquele feto precisa tomar muita água, senão ela morre. Esse é um grande mote pro início da escola. E daí veio as águas, as algas marinhas, as águas de rio doce. Vem a fonte espiritual, tem orixás das águas, tem até o orixá que manda chuva. Tem o mar, tem barco. Tem muita água, 98% da Terra é água, né?” explicou o Secretário.

Em 2016, os desfiles dos grupos Especial e de Acesso acontecem no mesmo dia. O Secretário Geral da Santa Fé comentou sobre a unificação das apresentações para o domingo de carnaval.

“Eu acho que foi bom tendo em vista o tamanho que o carnaval está ficando. Porque nós tínhamos há dez anos atrás, dez escolas, por isso dividíamos em dois grupos: o Grupo Especial com cinco escolas e no segundo grupo, ou Grupo de Acesso, com mais cinco. E hoje nós temos duas escolas, que uma me parece que já desistiu. Na atual conjuntura seria um tanto prejudicial, inclusive para o espectador, para a população”.

A Acadêmicos da Santa Fé será a terceira escola do Grupo Especial a desfilar, entrando na Avenida do Povo às 3h de domingo para segunda-feira. Acompanhe tudo sobre o Carnaval 2016 da cidade aqui, no Guia Taubaté.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais