CELEBRADO EM 8 DE MAIO Politíca

Câmara realiza menção em homenagem ao fim da 2ª Guerra

Pollyana Gama, responsável em falar em nome da Casa, afirmou que data deve ser celebrada como marco de transformação para a humanidade


Em 02/05/2016 16:30 por redação/ Guia Taubaté



Em uma homenagem ao término da Segunda Guerra Mundial, da vitória da Força Expedicionária Brasileira e em reverência à memória das vítimas do Holocausto, foi realizada uma menção especial pela Câmara de Taubaté nesta segunda-feira, 2 de maio.

Designada para falar em nome da Casa, a vereadora Pollyana Gama (PPS) assinalou que o maior legado do conflito foi a criação da Organização das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “que direcionaram os percursos da humanidade na busca da liberdade, da justiça e da paz”.

“Penso que o dia da vitória, que celebramos em 8 de maio (quando a Alemanha nazista foi derrotada pelos aliados na Segunda Guerra Mundial), deve ser uma data marcada pela lembrança daquele episódio, dos heróis que nos representaram. Acima de tudo, deve ser celebrado como marco de transformação para a humanidade. Diante do Holocausto, surgiu-nos a esperança de lutarmos pela paz com mais racionalidade, mais diálogo, inclusive tendo como arma a própria paz”, disse a vereadora.

A parlamentar citou o diplomata alemão naturalizado francês Stéphane Hessel, sobrevivente dos campos de concentração. “Hessel faz questão de nos lembrar que a Segunda Guerra Mundial teve como propósito emancipar a humanidade de todo e qualquer totalitarismo.”

O embate que culminou na Segunda Guerra Mundial se deu, entre os diversos motivos, pelo fato de a Alemanha ter a intenção de se tornar a maior potência mundial. O projeto de poder liderado por Adolf Hitler tinha o objetivo de eliminar aqueles que viessem a comprometer seus interesses.

“Nesta ocasião em que recordamos a vitória, somos chamados a refletir que, para alcançá-la, foi necessário se escorrer muito sangue, se sacrificar muitas vidas, em verdadeiro holocausto em nome da paz. É preciso ainda enaltecer a coragem e o espírito de coletividade de nossos honrados 25.334 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que estiveram nos campos de Guerra”, mencionou a vereadora.

Guardiões da memória dos pracinhas de Taubaté, Benedita Rosa de Moura e Jorge Fontes integraram a Mesa do lado do presidente da Casa, Paulo Miranda (PP), durante a menção, realizada nesta segunda-feira. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais