ÚLTIMO DIA Serviços

Prazo para tirar título de eleitor termina nesta quarta-feira

Interessados em pedir documento pela primeira vez ou transferência devem comparecer ao cartório mais perto de sua residência


Em 04/05/2016 14:39 por redação/ Guia Taubaté


Prazo para tirar título de eleitor termina nesta quarta-feira
Pedido deve ser feito até hoje, no cartório mais próximo (FOTO: Divulgação)

Quem deseja transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento pela primeira vez, deve correr. Isso porque o prazo para esses pedidos termina hoje, exatos 151 dias antes da votação, que acontece em outubro. O mesmo vale para quem está com o título cancelado, por não ter votado nas últimas eleições.

O primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores dos municípios, acontece no dia 2 de outubro. O segundo turno, realizado em algumas cidades do país, será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Para tirar o novo título, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência. Quem completar 16 anos até o dia 2 de outubro, tem a opção de requerer o documento, embora não seja necessário. Já para homens com mais de 18 anos, deve ser levado o certificado de quitação do serviço militar.

Os documentos necessários também devem ser apresentados pelas pessoas que mudaram de cidade ou estado e desejam transferir o título. Para requerer o novo documento, é necessário que a pessoa more na nova residência por, no mínimo, três meses.

Pessoas com deficiência
Ainda nesta quarta-feira, encerra-se o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência do local de votação para uma seção eleitoral especial.

No Brasil, o voto é facultativo apenas para analfabetos, jovens que tenham entre 16 e 18 anos e idosos com mais de 70 anos.

Consequências por não votar
O eleitor que deixar de comparecer ao colégio eleitoral no dia do pleito e não justificar a ausência pode ter o título cancelado e ser proibido de obter financiamento em banco público, matricular-se em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais