LEGISLATIVO Politíca

Retirada de tomadas da praça Dr. Barbosa de Oliveira gera audiência na Câmara

Encontro no Legislativo contou com representantes da polícia, da Secretária de Turismo e Cultura, organizadores do Terça Sintonia, entre outros


Em 14/05/2016 17:06 por redação/ Guia Taubaté


Retirada de tomadas da praça Dr. Barbosa de Oliveira gera audiência na Câmara
Vereador João Vidal (ao centro) ouviu a secretária de Turismo e Cultura, Martha Serra, e Wendell Paulista, do Terça Sintonia (FOTO: Divulgação/ CMT )

Uma audiência realizada na Câmara de Taubaté na última quinta-feira, 12 de maio, teve como tema central a retirada de tomadas que forneciam energia na praça Dr. Barbosa de Oliveira, por funcionários da Prefeitura, que estariam impedindo os encontros culturais.

Responsável por levar o tema ao plenário, o vereador João Vidal (PSB) se comprometeu em levar o solicitação da reinstalação das tomadas ao prefeito Ortiz Junior (PSDB).

“Não encontrei argumento plausível para justificar a retirada da tomada, encontrei muita justificativa para colocar tomada e dar mais apoio a estes movimentos”, afirmou o parlamentar, após ouvir representantes do poder público municipal, da Polícia Militar e do movimento Terça Sintonia, que se reúne toda terça-feira na praça.

João Vidal foi acionado por representantes do Terça Sintonia, após a retirada das tomadas. O ato inviabilizou a realização de um evento na praça, e a justificativa da Prefeitura teria sido imagens de tráfico de drogas e prostituição no loca, registradas pelas câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).

“O Estatuto da Juventude institui que o poder público deve incentivar movimentos de jovens a desenvolver atividades artísticas culturais. Retirar a tomada não incentiva. Está na Casa a lei que institui o Plano Municipal de Cultura, que reconhece a cultura como direito fundamental e obriga o poder municipal a promover condições de pleno exercício deste direito”, pontuou Vidal.

Um dos idealizadores do Terça Sintonia, Guido Campos, explicou que o objetivo do encontro é a promoção de cultura, de forma livre e gratuita. “Temos preocupação com a revitalização da praça, que é levar para ela o que tem que ser dela, o público. Praça sem gente, para que serve?”, questionou, acrescentando que a cultura é ferramenta para prevenção do uso de drogas e álcool.

Professor da Unitau, Renê Junior citou que, graças ao Terça Sintonia, muitos jovens estão na Universidade. Disse que as manifestações artísticas do movimento foram convidadas para se apresentar em outras cidades e em instituições como o Sesc. “Como pessoas querem podar um trabalho totalmente voluntário e que nunca pediu ajuda para ninguém?”

Também idealizador do movimento, Wendell Paulista contestou o fato de as câmeras do COI terem flagrado atos ilícitos, e providências não terem sido tomadas contra estes atos. “Se for só para filmar, basta a mídia.” Afirmou que o movimento buscou apoio do poder público, em especial da PM. “Porém, nossa resposta foi simplesmente o silêncio.”

A tenente PM Aline afirmou que as notícias que chegavam à Polícia sobre o movimento não condizem com a manifestações que viu nos vídeos apresentados na audiência. “Queremos o diálogo, desde que vocês estejam organizados. O objetivo de prevenção ao uso de drogas me deixa contente. A Polícia tenta incessantemente combater isso, é fantástico, porque assim poderemos trabalhar juntos.”

Secretária de Turismo, Martha Serra explicou que não compete à pasta a instalação da tomada, e afirmou que não poderia se comprometer com o pedido de que as tomadas sejam reinstaladas até terça-feira, 17, e sugeriu um mecanismo para que alguém se responsabilize por elas, como tranca. Chegou a pedir 30 dias para que a questão das tomadas seja resolvida, mas Vidal considerou inviável o prazo.

Segundo Martha, a Prefeitura irá desenvolver um projeto na praça Dr. Barbosa de Oliveira, chamado Território das Artes, que envolve vários movimentos e pode abarcar o Terça Sintonia. Com isso, será feita a revitalização do coreto, do parquinho e da biblioteca. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais