ENCONTRO Politíca

Padre Afonso se reúne com ministro para relatar situação da saúde

Parlamentar e Ricardo Barros se reuniram nesta semana, em Brasília; santas casas e hospitais da região foram temas da conversa


Em 08/07/2016 15:34 por redação/ Guia Taubaté


Padre Afonso se reúne com ministro para relatar situação da saúde
Padre Afonso Lobato esteve no gabinete do ministro do governo interino (FOTO: Divulgação)

O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) foi recebido em Brasília, na última quarta-feira, 6 de julho, pelo ministro da Saúde do governo interino, Ricardo Barros, em reunião agendada pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), para relatar ao ministro a situação das santas casas e hospitais da RM Vale e Litoral Norte.

Ele foi acompanhado de Benjamin Bueno, representando o Hospital Pio XII, de São José dos Campos, e da diretoria de Regulação da DRS 17, Valéria Santos.

Uma das reivindicações do parlamentar foi em relação ao “estouro” do teto do SUS, que atingiu mais de R$ 29 milhões em 2015, o que levou hospitais e santas casas da região a fecharem sus portas para o atendimento dos pacientes de câncer, obrigando-os a se deslocar até 600 km para fazer o tratamento em outras unidades.

“Explicamos a ele a necessidade de aumentar o teto e sobre a dificuldade que será criada se Guarulhos também fechar as portas para nós. A situação pode até ficar pior”, disse o parlamentar, se referindo ao atendimento que é feito naquela cidade.

Um pedido de recursos para a aquisição de um acelerador linear para oferecer radioterapia na Santa Casa de Guaratinguetá e atender à religião do Vale Histórico, foi apresentado.

Padre Afonso apresentou ainda ao ministro a necessidade de mais leitos de UTI e de credenciamento de 25 leitos que estão em funcionamento, mas custeados pelo Estado, na região.

“Além desses, pedimos 20 novos leitos para a Santa Casa de Guaratinguetá, o que reduziria o impacto na demanda do Hospital Regional, em Taubaté”. Também foi solicitada a ampliação da UTI Neonatal de quatro para 20 leitos no Hospital Universitário.

O parlamentar entregou ainda ao ministro, pedidos de providências para o fornecimento de medicamentos para tratamento de Hepatite C, que está em falta na região, deixando mais de 5 mil pessoas na fila de espera e para a liberação de recursos de custeio da Unidade de Pronto Atendimento do San Marino, em Taubaté. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais