DO SINCOVAT Economia

Pesquisa mostra consumidor taubateano mais confiante em setembro

Levantamento feito pelo Sincovat mostra que Índice de Confiança saltou de 90,3 pontos para 103,2


Em 21/09/2016 17:10 por redação/ Guia Taubaté


Pesquisa mostra consumidor taubateano mais confiante em setembro
Pesquisa revela salto do ICC (FOTO: Divulgação)

Uma pesquisa do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista) mostra que o consumidor de Taubaté se mostrou mais confiante no mês de setembro, se comparado a agosto.

Segundo o levantamento, que identifica o “humor” dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção das condições econômicas do país, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) saltou de 90,3 pontos para 103,2.

O indicador varia de 0 a 200 pontos, sendo que índices abaixo de 100 pontos indicam pessimismo do consumidor e acima otimismo. É composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), calculado com base em perguntas dicotômicas (com respostas positivas e negativas).

Dos entrevistados, 81% declarou que atualmente é um mau momento para se comprar bens duráveis para casa, o que reflete o fato 70,1% terem afirmado que a situação financeira das suas famílias piorou em relação ao passado. Esses números apresentam melhora em relação ao mês anterior, quando apenas 14,7% dos taubateanos estava disposto a consumir bens duráveis.

A expectativa das pessoas para a economia em 2017 também mostrou-se positiva. Para 75,1% das pessoas ouvidas, a situação de suas famílias estará melhor no segundo semestre do próximo ano.

Todos os índices do levantamento apresentaram variação positiva em relação a agosto. Esta foi a segunda amostragem coletada pela pesquisa, que desde agosto é feita mensalmente pelo Sincovat. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e foram entrevistadas 618 pessoas. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais