LIVRO SAGRADO Serviços

Religiosos participam de celebração do dia da Bíblia na Câmara

Representantes de comunidades católica, espírita e evangélica estiveram no plenário da Casa nesta terça-feira


Em 21/09/2016 10:44 por redação/ Guia Taubaté


Religiosos participam de celebração do dia da Bíblia na Câmara
Representantes de comunidades católica, espírita e evangélica estiveram na Câmara de Taubaté (FOTO: Divulgação/ CMT )

Foi celebrado nesta terça-feira, 20 de setembro, na Câmara de Taubaté, o dia da Bíblia. A data passou a ser comemorada no Brasil em 1850 e hoje é celebrada em mais de 60 países, como forma de estímulo à divulgação das escrituras e renovação aprofundada.

Vinte séculos após sua produção original em hebraico, aramaico e grego, as palavras sagradas têm o intuito de iluminar o espírito dos povos.

Orador convidado pela Igreja Católica, o padre Jaime Pereira Lemes falou sobre o livro sagrado. “A Bíblia é o livro mais conhecido e vendido no mundo. São 3,9 bilhões de livros nos mais variados idiomas. Deveria ser referência para o agir humano, mas, quando nos deparamos com diversas situações de violência, intolerância e corrupção, feitas pelo próprio ser humano, percebemos uma contradição: se a palavra de Deus é luz e referência, o que está acontecendo”, questionou o religioso.

Para responder, o padre citou as próprias escrituras: “A resposta vem exatamente na palavra de Deus, quando, em Mateus, capítulo 7, Jesus fala como o ser humano deve proceder: ‘nem todo aquele que diz Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai’. Não basta ter a Bíblia colocada sobre a estante da sala, ela deve ser praticada”.

Ainda segundo o padre, a palavra de Deus “ilumina a vida do ser humano na condução de sua vida, que deve conciliar ao plano de Deus”, uma vez que o homem não foi criado por acaso. “Deus tem um propósito para cada um, embora nem todos consigam entender esse propósito.”

Representando a comunidade espírita, Valdevino Lourenço de Castro afirmou que a Bíblia é o código moral que deveria nortear a conduta das pessoas, como uma norma. “O ensinamento moral é consenso. Se tivessem se perdidas as anotações dos evangelistas, mas salvado somente o Sermão da Montanha, se justificaria a passagem do filho de Deus pela Terra.”

Uma das mensagens da Bíblia, segundo Valdevino, pode ser extraída da parábola do filho pródigo. “A lição que essa parábola nos deixa é que o destino de todos é retornar um dia à casa do Pai, que está sempre de portas abertas para nos acolher. Em todas as épocas vamos busca a Bíblia a polpa, o ensino moral, que é respeitável pelo mundo todo e vai vencer os séculos, norteando todos aqueles que queiram palmilhar esse caminho que leva à vida.”

Outro convidado para a sessão foi o pastor Ronaldo Araújo de Andrade, da comunidade evangélica. “Não é um livro comum, que lemos, aprendemos algumas experiências, mas um livro espiritual. Não conseguiremos entender se olharmos apenas com olhos naturais, pois é um livro espiritual. A Bíblia é eterna, é tão perfeita que nos leva a encontrar seu escritor”, disse o pastor.

“É como um manual do fabricante. Deus produz a palavra por meio de homens inspirados, para que possamos ter as instruções necessárias. O manual não serve apenas para construir aquele equipamento, mas para dar assistência. A Bíblia vai nos levar a essa sabedoria. Deus é vida, amor, sabedoria, segurança, e tudo o que Deus é nos é soprado por meio da Bíblia”, considerou o religioso. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais