COLUNISTA Serviços

Coprofagia: como lidar?

Por Nathalia Camilo, adestradora da equipe Cão Cidadão.


Em 22/01/2017 18:33 por


Coprofagia: como lidar?
Um dos erros mais comuns é colocar juntos sua caminha, comida e o local onde queremos que eles façam suas necessidade (FOTO: Pixabay)

A coprofagia (hábito de comer fezes) tem sido uma queixa cada vez mais frequente entre os tutores de cães. O relato mais comum é quando eles comem as próprias fezes, mas também acontece de comerem as fezes de outro cão que mora na mesma casa ou mesmo de outra espécie animal, como gatos e cavalos.

Apesar de ser um ato repugnante para a nossa espécie, para os cães pode ser um ato fisiológico em algumas fases da vida, ou mesmo necessário em outras. Por exemplo, quando a cadela acaba de ter seus filhotes, ela precisa estimulá-los com lambidas para que eles consigam fazer suas necessidades e acaba ingerindo as mesmas como forma de manter o ninho limpo e não chamar a atenção de possíveis predadores. Já quando o animal está subnutrido, com verminoses ou não está digerindo de forma adequada o alimento ingerido, ele pode buscar nas fezes aqueles nutrientes que lhe faltam. Por essas razões, é muito importante analisar as circunstâncias em que o animal se encontra e até realizar alguns exames com o veterinário antes de  pensar em tratar o problema pela visão comportamental.

Caso as origens nutricional e fisiológica forem excluídas pelo seu veterinário, o problema pode ser comportamental. Infelizmente, sem querer, podemos cometer alguns enganos com o nosso filhote e aumentar as chances de ele desenvolver coprofagia. Um dos erros mais comuns é colocar juntos (ou muito próximos) sua caminha, comida e o local onde queremos que eles façam suas necessidades. Caso não tenham a opção de defecar em outro lugar, eles podem ingerir as fezes como forma de manter o local limpo. Ou quando vamos ensinar qual o local certo e vemos o filhote fazer no local errado e lhe damos uma bronca, isso pode lhe causar um trauma e fazer o cão associar a presença das fezes no ambiente com a bronca, e ele pode acabar comendo-as para evitar a situação.

Nesses casos, é importante eliminar o problema original e reeducar o filhote com relação ao local de fazer as necessidades. Muito reforço positivo e um controle dos horários das refeições ajudará. O cão, principalmente o filhote, tente a fazer suas necessidades poucos minutos após a refeição. Mostrar para ele que o ambiente está leve e divertido e que após defecar ele recebe festa e petiscos, deve fazer com que ele deixe o hábito. É importante distraí- lo das fezes assim que ele as fizer e recompensá-lo sempre que ele preferir ir até você do que cheirá-la.

Outra situação que pode ocorrer é o animal ficar entediado de ficar sozinho e com poucas opções de brinquedos por um longo tempo. Ele pode usar as fezes como forma de diversão e espalhá-las pela casa. Nesses casos, devemos aumentar as atividades deixadas para o cão na nossa ausência com brinquedos interativos e treinos para que ele aprenda a ficar sozinho sem estresse.

No final das contas, o mais importante no caso da coprofagia é conseguir identificar com precisão a causa inicial do problema a fim de tratá-lo de forma adequada e definitiva. Sendo ele fisiológico ou comportamental é um caso com solução, devemos ser constantes e coerentes com nossos amigos peludos, e não desistir no processo, a fim de podermos resolver esses casos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais