LIBERAR OU PROIBIR? Politíca

Câmara discute serviço do Uber nesta quinta-feira (16)

Caso chega ao plenário Jaurés Guisard após polêmicas e manifestações


Em 15/03/2017 11:34 por redação/ Guia Taubaté


Câmara discute serviço do Uber nesta quinta-feira (16)
Vereadores que compõem a mesa da Câmara de Taubaté (FOTO: Divulgação/ CMT )

Após meses de muita especulação, discussões e até manifestações, o caso Uber em Taubaté finalmente será discutido pelo meio político. A Câmara de Taubaté promove audiência pública sobre o tema nesta quinta-feira, 16 de março, às 19h, e convida toda a população a participar.

Questões como liberar ou proibir os aplicativos de transporte compartilhado serão levantadas na Casa.

O Uber é uma multinacional norte-americana que presta serviços na área de transporte privado, acionado por meio de um aplicativo de celular.

A audiência foi convocada a pedido do vereador Diego Fonseca (PSDB) e será realizada no plenário Jaurés Guisard.

Polêmica
Desde que chegou ao Brasil, o Uber tem causado polêmica, em especial com os taxistas. A primeira cidade do país a permitir o aplicativo foi o Rio de Janeiro, seguida de São Paulo. Atualmente o serviço é válido em cidades como Natal, Brasília, Campinas, Uberlândia e Porto Alegre.

O serviço do Uber começou a ser implementado em Taubaté no final de 2016. Na época, o prefeito Ortiz Junior (PSDB) se posicionou publicamente contra a modalidade no município e afirmou que motoristas que utilizassem do serviço seriam multados e os veículos apreendidos.  

No início de janeiro, diversos taxistas realizaram uma manifestação em frente à Câmara, contra o serviço oferecido por meio de aplicativo. Na oportunidade a categoria classificou o Uber como serviço clandestino.

O caso mais recente envolvendo a empresa norte-americana e Taubaté aconteceu no dia 6 de fevereiro. Uma decisão provisória da Justiça autorizou um motorista a oferecer transporte pelo Uber no município. Após isso, oito motoristas obtiveram liminares que impedem a Prefeitura de aplicar multa ou apreender os veículos. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais