8 DE MARÇO Politíca

Câmara homenageia personalidades no Dia da Mulher

Vereadoras da Casa escolheram quatro figuras atuantes do município para serem homenageadas no plenário do Legislativo


Em 09/03/2017 17:50 por redação/ Guia Taubaté


Câmara homenageia personalidades no Dia da Mulher
Vereadores ao lado das homenageadas (FOTO: Divulgação/ CMT )

No dia internacional da Mulher, 8 de março, a Câmara de Taubaté homenageou quatro personalidade atuantes do município.

Luiza Bonani Rezende, Enedina dos Santos Moura da Silva Abifadel, Marina de Medeiros Ivahy Badaró e Cecilia Gabriel de Castro, indicadas pelas vereadoras Maria Gorete Toledo (DEM), Vivi da Rádio (PSC), Maria das Graças Oliveira (PSD) e Loreny (PPS), respectivamente.

A taubateana Luiza Bonani Rezende, desde que se casou com o marido Gilson, já falecido, reside na Fazenda Monjolinho. Junto, o casal sempre lutou por melhores condições para a comunidade. Decidiram doar parte de sua fazenda para que a Prefeitura pudesse construir uma unidade de ensino e um Pronto Atendimento.

Luiza e o marido construíram em 1980 o Alambique Cachaça Monjolinho, que se tornou uma tradição e ponto de turismo do bairro da zona rural. Hoje, com o projeto Sertões de Taubaté, a Cachaça Monjolinho, produzida no Alambique, ficou sendo conhecida por toda a cidade e por municípios vizinhos.

Enedina dos Santos Moura da Silva nasceu em São Luiz do Paraitinga, e à procura de emprego para meus irmãos a família, mudou-se para Taubaté, onde conclui o ensino médio e o colegial e se formou em administração e ciências contábeis. Trabalhou na área de vendas por 34 anos na Tapeçaria Luba e se aposentou. Foi então que conheceu a apresentadora de rádio Vivi, para a qual se ofereceu para trabalhar como voluntária. É catequista na Paróquia Sagrada Família.

Já Marina de Medeiros Ivahy Badaró é formada em medicina pela Universidade de Taubaté. Especialista em clínica geral e dermatologia, atua há 10 anos no serviço público da Prefeitura. É responsável pelo Ambulatório de Hanseníase do município, atendendo pacientes e seus familiares.

Há quatro anos decidiu expandir seu atendimento, construindo sua atual clínica, inaugurada há dois anos e meio, que conta com outras especialidades médicas nas áreas dermatológica, de cirurgia plástica, endocrinologia e nutrição, e que foi credenciada para administrar medicamentos injetáveis para os portadores de psoríase, que em breve poderão contar com mais esse benefício em Taubaté.

Cecilia Gabriel de Castro, 68 anos, é fundadora da Acadêmicos do Parque Aeroporto, e desde 1993 está à frente da escola que, além de agremiação carnavalesca, atua na comunidade, ao longo de todo o ano. Maracatu, escolinha de ritmistas, encontros e tantos outros projetos são realizados na quadra, que se tornou um ponto de resistência cultural e social da periferia da cidade.

Este ano, a Acadêmicos do Parque Aeroporto foi vice-campeã do carnaval e a bateria se apresentou no plenário como forma de homenagem à fundadora, que também foi uma das criadoras do PT em Taubaté, mas que atualmente está desligada oficialmente da política partidária.

A neta de Luiza, Adriana Rezende, falou em nome da avó nos agradecimentos. Ao citar a dedicação de Luiza em prol do bairro Monjolinho, afirmou acreditar que a comunidade será eternamente grata a tudo que sua avó e seu avô proporcionaram de melhorias.

Enedina se disse honrada por representar a mulher guerreira e trabalhadora. Afirmou seu gosto por ajudar o próximo, papel que pode exercer no trabalho que faz hoje na rádio. Marina estendeu os agradecimentos a todas as mulheres que atuam ao seu lado no exercício da medicina e Cecília citou o apoio dos homens, discordando de argumentos sobre falta de espaço para mulher na sociedade, conclamando a todas a reivindicarem por este espaço.

Fez parte das homenagens a exibição de vídeos com depoimentos de familiares e amigos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais