ESPIRITUALIDADE Educação

Disciplina do curso de Medicina da Unitau é pioneira no país

“Medicina e Espiritualidade” passou a ser obrigatória em 2016 na grade curricular da Universidade de Taubaté


Em 29/03/2017 16:26 por redação/ Guia Taubaté


Disciplina do curso de Medicina da Unitau é pioneira no país
Curso da Universidade de Taubaté é pioneiro no país (FOTO: Heloísa Costa/ Acom Unitau)

O curso de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau) inovou em 2016 e passou a ser a primeira do Brasil a oferecer a disciplina “Medicina e Espiritualidade”. A disciplina está presente na instituição desde 2011, mas era optativa e possuía um número limitado de vagas.

A matéria tem o objetivo de levar o entendimento das questões espirituais e sua relação com a saúde.

O conteúdo da disciplina aborda a medicina de uma forma diferenciada, menos técnica, o que atrai os estudantes. “Eu gosto muito dessa aula e consigo trazê-la para a minha vida, não só como minha formação, mas também aplico no dia a dia”, ressalta Amanda Alvarenga, aluna do 4º período de Medicina.

O responsável pelas aulas é o Prof. Me. Alexandre Serafim. Ele julga essencial o ensinamento da espiritualidade dentro da universidade. “A disciplina é muito importante para que os universitários sejam médicos mais humanos”, finaliza o docente.

Segundo o levantamento feito pelo professor Giancarlo Luccheti, da Universidade de Juiz de Fora, em 2012, 90% das instituições norte-americanas têm a disciplina de espiritualidade na grade curricular.  No Brasil, apenas 10% das universidades ministram a disciplina, sendo a Unitau a primeira no oferecimento da aula no país. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais