COLUNISTA Serviços

Tipos de agressividade

Por Nathália Camillo, adestradora da Cão Cidadão.


Em 15/03/2017 16:45 por redação/ Guia Taubaté


Tipos de agressividade
Alguns cães também podem apresentar agressividade por medo ou dor (FOTO: Revista Donna)

A agressividade em cães é um tema amplo e é preciso identificar a fonte dessa agressividade para conseguirmos tratá-la de forma efetiva. Rosnar e morder fazem parte do repertório inato dos cães, e os filhotes já exploram isso desde muito novos disputando as tetas da mãe, brinquedos e brincadeiras com os irmãos. Porém, uma dúvida constante é: como controlar essas reações para que não se tornem um problema? Existem raças mais mansas ou a criação é a única responsável pela agressividade?

Genética
Existem, sim, algumas raças mais predispostas à mansidão, mas isso não é uma garantia de filhotes calmos e mansos. Tão importante quanto escolher a raça do seu novo melhor amigo é conhecer a linhagem desse filhote, como o pai e a mãe. Além de fazermos uma escolha consciente, devemos educar nossos cães desde novos para que eles conheçam as regras da casa e os limites das brincadeiras.

Medo
Alguns cães também podem apresentar agressividade por medo ou dor, como, por exemplo, animais mansos que sofreram algum acidente e mordem aqueles que tentam lhe socorrer. Nesses casos, uma boa contenção é a melhor forma de garantir a segurança de todos os envolvidos, inclusive do próprio cão.

Já se o caso for medo de situações ou barulhos, é preciso um treino, por vezes longo, de dessensibilização do animal às coisas e situações que lhe causam desconforto ou medo. Só assim ele vai entender que não precisa ficar assustado e que pode confiar nas pessoas que estão a sua volta para lidar com o problema.

Posse
Outra forma de agressividade muito comum é a territorial e a de posse. Na primeira, o cão se comporta de forma agressiva quando está em seu próprio território. Nesses casos, é importante fortalecer a sua liderança com cão, mas nunca de forma agressiva e recompensando os comportamentos negativos dele.

O segundo caso é bem similar, porém, a agressividade se mostra na proteção de brinquedos, objetos que caem no chão ou comida. O método para tratar esse tipo de agressividade é similar ao anterior.

Atenção: é necessário muito cuidado na aproximação do cão nessas condições. Precisamos mostrar a ele que nos aproximamos para somar e não para subtrair. Um exemplo é se aproximar da vasilha de ração e jogar comida ou petisco, em vez de retirar o alimento.

Dominância
Já a agressividade por dominância se apresenta quando cão não tem limites na casa e passa a tentar controlar a tudo e todos em sua volta. Muito controle da nossa parte é necessário nesse momento, para mostrar para ele que quando assumirmos o controle da casa a vida dele passa a ser muito melhor, assim como a nossa. Como é impossível para o cão assumir o controle de tudo a sua volta, isso acaba gerando um nível de estresse muito alto nele e o comportamento agressivo tende a se agravar com o tempo.

O mais importante, em qualquer um dos casos, é identificar qual é o tipo de agressividade apresentada e ter o auxílio de um profissional habilitado para acompanhar e orientar os treinos. A segurança de todos os envolvidos deve ser prioridade para podermos evoluir com os treinos e ganhar a confiança, não só dos nossos cães, mas também em nós mesmos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais