SEMANA SANTA Serviços

Comunidades católicas de Taubaté realizam “Procissão do fogaréu”

Evento é promovido pela Diocese de Taubaté e conta nesse ano com a participação da Banda Municipal do Quiririm


Em 12/04/2017 12:19 por redação/ Guia Taubaté



As comunidades São Paulo Apóstolo, Santa Cruz e Nossa Senhora de Guadalupe, da Diocese de Taubaté, participam nesta quarta-feira, 12 de abril, da “Procissão do fogaréu: fé e tradição na Semana Santa”, com a Banda Municipal do Quiririm.

O evento faz parte do calendário da Semana Santa. A comunidade católica contemplará com a procissão os bairros Vila Albina, Areão, Jardim Mourisco e Esplanada Santa Terezinha.

A procissão de fogaréu é uma tradição antiga da Igreja Católica, inspirada nas procissões da Espanha e Portugal. No Brasil foi introduzida em Goías pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos em meados do séc. XVIII.

Durante o percurso, na Comunidade São Paulo Apóstolo, os fiéis estarão com trajes de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar sua verdadeira identidade.

O ritual representa a perseguição aos soldados romanos a Jesus na antiga Jerusalém. Eles carregam tochas “simbolizando a luz que quebra a escuridão em busca da verdadeira luz que é Cristo”.

Na Comunidade Santa Cruz, 10 mulheres estarão trajadas de preto, rezando e lá ao prender Jesus haverá um toque solene de Clarin. Na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe acontecerá a missa.

Confira a seguir o trajeto da procissão: Ruas Eduardo Rabelo Sobrinho, Otaviano de Moura Andrade, Prof. Mario Celso de Almeida, Paulo Rotband Marchtein, Ondina Ortiz Amadei Berinths, Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, Maria Aparecida Esquilante, Av. Santa Cruz do Areão, Maria Aparecida Esquilante, Av. Renato Ortiz e Ivo Tomaz Fernandes. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais