INFLUENZA Saúde

Taubaté registra 9ª morte por gripe em 2017

Último caso confirmado foi na última quarta-feira (17); Vigilância Epidemiológica reforça a necessidade de vacinação contra a Influenza


Em 19/05/2017 17:47 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté registra 9ª morte por gripe em 2017
Vigilância Epidemiológica alertou sobre a necessidade da vacinação contra a Influeza (FOTO: Pixabay)

A cidade de Taubaté já registrou nove mortes por influenza entre os meses de janeiro e maio. Os números são do balanço atualizado pela Vigilância Epidemiológica do município, que reforça a necessidade de vacinação contra a doença.

Do total de mortes, cinco são por Influenza B e quatro pelo vírus H3N2. Taubaté soma até o momento 36 casos da doença, dos quais 19 confirmados para Influenza B, 16 para H3N2 e 1 para H1N1.

O último caso registrado foi na última quarta-feira, dia 17, de uma mulher, de 53 anos, vítima da Influenza B.

No ano passado, o registro foi de oito mortes, no período entre janeiro e junho. Os totais de casos da doença em 2016 foram contabilizados em 56, sendo 45 para H1N1 e 11 para Influenza B.

Quanto mais vírus diferentes são identificados em circulação, maior é a chance de um número expressivo de casos. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para terminar em 26 de maio.

Cuidados
O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais