COLUNISTA Serviços

Como ensinar os pets a gostarem da caixa de transporte?

Importante não deixar o animal estressado ou ansioso no processo, e colocar o petisco, aos poucos, cada vez mais para dentro da caixa


Em 05/06/2017 16:14 por Por Nathalia Camilo, adestradora da equipe Cão Cidadão


Como ensinar os pets a gostarem da caixa de transporte?
Caixas de transporte de cães e gatos (FOTO: Thinkstok )

A caixa de transporte é um item muito importante na vida dos tutores e seus pets, e para que seu uso seja tranquilo e agradável para ambos, é preciso ensiná-los que ela é um local seguro que vai acompanhá-los quando saírem de casa.

Para que isso aconteça de forma leve, é preciso treinar e ensinar o bichinho antes de usá-la.

Caso seja possível, o ideal é começar a introduzir a caixa de transporte assim que o animal chega na casa nova. Podemos usá-la como uma outra opção de casinha, colocando dentro dela paninhos com cheiros da ninhada ou cheiro dos tutores e brinquedos.

Caso o animal tenha medo de entrar na caixa mesmo com brinquedos dentro, podemos estimulá-los com ração ou petiscos. É importante não deixar o animal estressado ou ansioso no processo, e colocar o petisco, aos poucos, cada vez mais para dentro da caixa.

Quando o animal já entra e sai com tranquilidade da caixa, podemos estimulá-los, mais uma vez, com brinquedos ou petiscos, a ficarem mais tempo lá dentro.

Podemos fazer uma caça às guloseimas escondidas debaixo de alguma almofada ou paninho, brinquedos com petiscos dentro para serem difíceis de tirar ou mesmo ossinhos para eles ficarem mastigando.

Com gatos, pode-se usar ração úmida. Nesse ponto do treinamento, podemos começar a fechar a porta da caixinha sem travar e abrir logo em seguida enquanto o animal ainda está entretido com a brincadeira ou alimento.

Para os animais já adultos, talvez tenhamos que evoluir mais lentamente no processo e, às vezes, encontrar uma caixa em que o animal se sinta o mais confortável possível.

Traumas prévios podem dificultar a evolução, mas a persistência e a paciência são cruciais nesses casos. É sempre importante fazer treinos curtos e regulares e nunca forçar o animal a passar do seu limite, ele deve sempre ser induzido a avançar, mas com carinho e calma.

Após conseguirmos fechar a portinha da caixa, começamos a treinar o tempo de permanência dentro dela, sempre utilizando os brinquedos interativos ou petiscos e recompensando o animal quando ele estiver tranquilo e sem miar ou latir para sair.

O tempo de evolução depende muito de cada animal e se ele já teve experiências prévias com a caixa de transporte, mas com paciência e treinos curtos e regulares podemos conseguir resultados incríveis em pouco tempo.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais