NA CÂMARA Serviços

Projetos pelo meio ambiente são enaltecidos pelos vereadores

Câmara entrega certificado às instituições com destaque em ações sobre o tema


Em 06/06/2017 18:55 por redação/ Guia Taubaté


Projetos pelo meio ambiente são enaltecidos pelos vereadores
Representantes da Faculdade Anhanguera recebem certificado na Câmara (FOTO: Divulgação/ CMT )

Nesta terça-feira, 6 de junho, a Câmara de Taubaté realizou uma solenidade para entregar o certificado de honra ao mérito às instituições que se destacaram em projetos sobre o meio ambiente. A sessão foi presidida pela vereadora Vivia da Rádio (PSC).

Orador em nome do Legislativo, João Vidal (PSB) lembrou a comemoração do dia mundial do meio ambiente, em 5 de junho, e chamou a atenção para a necessidade de se agir com urgência para a preservação ambiental, especialmente com a criação do Plano Municipal de Meio Ambiente.

Da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), foi certificado o projeto “Escola na horta e jardinagem na escola”. A professora Priscilla Mattos da Cruz explicou que consiste na construção de horta, jardins e canteiros usando materiais recicláveis, com objetivo de “valorizar, juntos aos alunos, as práticas do campo e as capacidades e habilidades de cada um”.

“Projeto meio ambiente” é o nome da iniciativa premiada da Escola Professor José Simplício. De acordo com a professora Tatiane Jesus de Souza do Prado, a iniciativa envolve crianças do berçário e maternal no plantio de flores e cultivo de verduras, “para sensibilizar e mobilizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente”.

O projeto “Tudo é água” foi desenvolvido pela Escola Estadual Newton Câmara Leal Barros e nasceu do questionamento dos alunos sobre a vazão do bebedouro da escola. Após descobrirem a grande vazão, de 500 ml de água, eles se mobilizaram para buscar uma solução para a sobra, já que, pelo que observaram, ninguém bebia aquele total. Os alunos construíram um novo encanamento no bebedouro, direcionando a água excedente para uma horta que criaram e da qual passaram a se alimentar. “Maior do que julgar a sociedade pelo mal ao meio ambiente é fazer a diferença”, avaliou a professora.

Da Faculdade Anhanguera, a premiação foi para o projeto “Parque da amizade – lazer e boa companhia”. Coordenadora do curso de Arquitetura, a professora Ana Flávia Batista de Aguiar Afonso explicou que as alunas autoras do projeto desenvolveram a proposta de um parque linear em uma área de preservação ambiental de 55 mil m² que margeia o córrego próximo ao supermercado Carrefour. “Quase ninguém olha para aquela área, e elas tiveram esse olhar diferenciado.”

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Fortes, afirmou que a Secretaria irá oferecer apoio às iniciativas e destacou o papel das ações de ensino. “São elas que vão fazer com que consigamos reverter o quadro de consumo dos recursos ambientais.”

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais