SEGUE ORIENTAÇÃO DO ESTADO Saúde

Vacinação contra gripe em Taubaté segue para grupos prioritários

Ministério da Saúde recomendou que imunização fosse ampliada para toda população; prefeitura foi contra e seguiu orientação do Estado


Em 06/06/2017 11:06 por redação/ Guia Taubaté


Vacinação contra gripe em Taubaté segue para grupos prioritários
Fila da vacinação na UBS Mais Independência (FOTO: Divulgação)

Indo em direção contrária à recomendação do Ministério da Saúde, que orientou pela ampliação da Campanha de Vacinação contra a Influenza para toda a população, a Vigilância Epidemiológica continuará a realizar a imunização apenas para os grupos prioritários.  

A medida da prefeitura atende uma orientação da Secretaria de Saúde do Estado, que recomendou a continuação da aplicação de vacinas apenas para os grupos específicos. Apesar disso, outros grupos foram incluídos na campanha.

O último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté, divulgado no dia 1º de junho, mostrou que a cobertura vacinal de crianças e gestantes segue abaixo da meta de 90% determinada pelo Ministério da Saúde. A cobertura geral na cidade está em 97,15%.

A partir de agora, as unidades da Vila Marli, Bonfim, Quiririm, São João, Novo Horizonte, Chácaras Reunidas, São Pedro, Espanada Santa Terezinha, Estiva e Planalto passarão a aplicar somente o reforço para as crianças entre 6 meses e 8 anos que receberam a primeira dose da vacina este ano. Conforme determinação do Ministério da Saúde, nestes casos, a dose complementar deve ser aplicada 30 dias após a primeira. A restrição ocorre em função dos estoques disponíveis, que devem ser priorizados para este grupo.

A relação dos demais postos de saúde do município que dispõem de salas de vacina está disponível no portal da prefeitura.

Quem pode se vacinar:

Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: gestantes, crianças até 5 anos, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, puérperas, professores, portadores de doenças crônicas, indígenas, detentos e funcionários do sistema prisional.

Grupos autorizados pelo governo do Estado (lista atualizada em 1º de junho): polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, carteiros, profissionais do Poupatempo, judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, Polícia Federal, Guarda Municipal, doadores de sangue e de medula, trabalhadores de tribunais de Justiça e fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários de escolas do ensino básico e superior, funcionários de creches, trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais