DE 24 A 27 DE AGOSTO Cultura

57ª Festa do Folclore tem início na próxima semana

Programação conta com atividades culturais e religiosas, além da apresentação de grupos musicais


Em 17/08/2017 16:42 por Redação/Guia Taubaté

Atualizado há 6 anos

57ª Festa do Folclore tem início na próxima semana
Grupo de Moçambique é uma das atrações da Rua Imaculada (FOTO: Divulgação)

Acontece a partir do dia 24, quinta-feira, a tradicional Festa do Folclore de Taubaté. O evento ocorrerá na Casa do Figureiro e na Rua Imaculada, simultaneamente, até o dia 27, domingo.

A pré-abertura da festa acontecerá no Teatro Metrópole com a Sessão Solene às 19h, seguida da peça “Pelo mundo com Mawaca”, da companhia Mawaca, às 21h30.

No dia 24, às 20h, a abertura ficará por conta dos grupos de cultura popular. Os grupos Maculelê (Centro Cultural N'Golo Brasil), Cia de Moçambique do Parque São Cristóvão e Cia de Moçambique Unidos a São Benedito do Parque Bandeirantes participarão do corte da fita do portal e do cortejo pela Rua Imaculada. Na mesma noite, às 21h, o Grupo Trappa de Teatro, do Projeto Fazendo Arte da Secretaria de Educação de Tremembé, se apresenta com a peça teatral “Meu Boi Coroado” e, em seguida, às 21h30, acontecerá apresentação do Trio Encantado.

Na sexta-feira, dia 25 às 20h, a Cia Moçambique Unidos a São Benedito do Parque Bandeirantes se apresenta às 20h e, na sequência, a Capoeira do Centro Cultural N’Golo Brasil, às 21h. Paralelamente, as atrações no palco também têm início às 20h e com a banda Afro Pop Odoyá, seguida da Banda Lume Paraitinga.

Dia 26, sábado, a festa começa às 15h com a presença da Quadrilha da Terceira Idade (Irmandade da Misericórdia), Dança do Sabão (Madre Cecília), danças folclóricas com alunos da E.M.E.F. Vereador Pedro Grandchamp, Integrarte Dança e Roda de Jongo. As atividades tem previsão de encerramento para as 19h.

Ao mesmo tempo, tem início as atrações da Rua Imaculada com as brincadeiras folclóricas e interação infantil com a Secretaria de Esporte e Lazer, Cortejo e Brincadeiras Culturais com o Grupo Festa de Rei, Cia Moçambique do Parque São Cristóvão e Capoeira (Centro Cultural N’Golo Brasil). No palco, das 15h às 17h15, acontece a Tarde Sertaneja com a participação do Jeito Caipira, Bene Santos, Jairo e Saturno e Roni e Roney. Às 18h30, acontece a apresentação da Camerata de Violões, do Projeto Fazendo Arte, da Secretaria de Educação de Tremembé. Às 20h30 tem início a Folias de Reis (Parque São Cristóvão, Paulista e Mineira do bairro Água Quente). Moreno Overá, músico, violeiro e contador de causos, sobe ao palco às 21h30.

No domingo, 27, as atividades têm início pela manhã. Na Casa do Figureiro, os violeiros do Projeto Café com Viola se apresentam às 8h. Na Imaculada, a Banda Santa Cecília, em uma “Alvorada Festiva”, dá início à apresentação às 6h. Às 15h, serão oferecidas atividades pela Secretaria de Esportes e Lazer para as crianças. Às 18h acontece a concentração para o Cortejo de Grupos Folclóricos na Praça do Cristo Redentor, que tem saída prevista para às 18h15 e segue em direção à Igreja Imaculada Conceição. O cortejo encontra a Procissão do Mastro na saída da residência da família Pelego, que receberá bênçãos em frente à Igreja, onde se inicia às 19h uma missa. No palco, as apresentações começam às 15h com o show da BAMUQ (Banda Musical de Quiririm) e, às 16h30, a Famuta sobe ao palco. Às 20h tem início a apresentação de Catira do Grupo Raiz de Lagoinha, e, no encerramento da 57ª Semana do Folclore, acontece o show da banda KANAVIÁ, às 21h30.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais