MULTICAMPEÃO Esporte

Toko inicia sua 11ª temporada como capitão e ídolo do Handebol Taubaté

Jogador defende a equipe desde o surgimento, em 2006; ele se consolidou como uma referência no grupo de jogadores


Em 21/02/2017 15:32 por redação/ Guia Taubaté


Toko inicia sua 11ª temporada como capitão e ídolo do Handebol Taubaté
Toko levanta o troféu de tricampeão da Liga Nacional (FOTO: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

Você sabia que o pivô André Toko é o jogador mais experiente do elenco do Handebol Taubaté? Boa parte dos torcedores mais novos que hoje vibram com os gols do pivô podem não saber, mas ele está na equipe desde o começo.

André Luiz Gomes Ribeiro, o Toko, nasceu em Santo André/SP, região do ABC Paulista, e se mudou com a família para Taubaté ainda menino, aos 9 anos. Por aqui, aprendeu a amar o handebol quando começou a praticar na escola. Em uma competição escolar, chamou a atenção pela categoria e logo passou a integrar a equipe da cidade.

Em 2006, quando o Handebol Taubaté começou oficialmente como uma equipe de moldes profissionais e passou a disputar o Campeonato Paulista Adulto da FPHand, Toko já era um jogador experiente, apesar de jovem. Desde então, Toko disputou 10 temporadas pelo Handebol Taubaté, inicialmente atuando como armador, e depois migrando para a posição de pivô.

A estreia do Handebol Taubaté em estaduais aconteceu em 18 de março de 2006, quando enfrentou o E.C. Pinheiros, fora de casa, e acabou derrotado por 39 a 22. Naquele ano, Toko foi o goleador do Taubaté na competição, terminando com 78 gols, sendo o 5º na artilharia geral do torneio. O Handebol Taubaté terminou com uma campanha de 4 vitórias e 8 derrotas, em 6º lugar.

Curiosamente, Toko foi artilheiro geral do Paulistão em duas ocasiões. Em 2007 ele terminou o torneio com com 73 gols em 12 jogos. Em 2009, ele foi novamente o maior goleador, com incríveis 85 bolas na rede.

Sua importância para o Handebol de Taubaté é tão grande, que ele foi escolhido para ser uma das personalidades esportivas da cidade que carregaram a Tocha Olímpica em 2016, poucos dias antes da abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Por ser também professor de educação física e ensinar handebol para crianças em Taubaté, sua “torcida organizada” nos jogos é sempre cheia de pequeninos que, com muito carinho, vibram a cada gol do professor. Basta uma olhada na página pessoal de Toko no Facebook, e é possível constatar a enorme quantidade de mensagens positivas de alunos e amigos.

Agora, aos 32 anos, Toko vai para sua 11ª temporada defendendo a camisa do Handebol Taubaté, e segue sendo o capitão do time, referência para os mais novos, e tendo seu nome caminhando junto com o da equipe na história do Handebol na cidade de Taubaté.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais