PARALISAÇÃO Serviços

Taubaté amanhece com diversos atos da “Greve Geral”

Como anunciado nesta semana, serviços de bancos, transporte público, correios e outros foram paralisados; manifestação passou pelas principais ruas do Centro


Em 28/04/2017 13:15 por Mário Pereira


Taubaté amanhece com diversos atos da “Greve Geral”
Munícipes realizaram uma manifestação pelas ruas centrais do município (FOTO: Mário Pereira/ Guia Taubaté)

A cidade de Taubaté, como demais no Vale do Paraíba e em todo o Brasil, amanheceu nesta sexta-feira, 28 de abril, com uma manifestação em apoio à chamada “Greve Geral”. Centrais sindicais, políticos e munícipes se reuniram na Avenida do Povo para um ato contra as reformas trabalhista e da previdência, do governo de Michel Temer (PMDB). Como anunciado no início da semana, bancos, transporte público, correios e outros serviços foram paralisados nessa sexta-feira.

Na manifestação, os pedidos eram em contrariedade às reformas trabalhista e previdenciária, à saída do presidente Michel Temer e do prefeito de Taubaté Ortiz Junior, e contra a deputada federal Pollyana Gama (PPS). Representante da cidade na Câmara dos Deputados, a ex-vereadora votou favorável à reforma trabalhista.

O ato seguiu pelas ruas centrais de Taubaté, passando pelas praças Santa Terezinha e Dom Epaminondas. O microfone do carro de som era dividido pelos líderes sindicais e por políticos da cidade. Estavam presentes na manifestação os vereadores João Vidal (PSB) e Loreny (PPS). A vereadora, correligionária de Pollyana Gama, criticou o voto favorável da deputada e do seu próprio partido, que é da base do governo federal. Estiveram presentes também ex-vereadores, como Vera Saba (PMB) e Jeferson Campos (PV), além de Júlia Martin (PT), presidente eleita do Partido dos Trabalhadores em Taubaté.

A manifestação segue em direção à Rodoviária Velha.

“Greve Geral” em Taubaté
O Sindicato dos Condutores realizou bloqueios em frente a garagem da empresa Pássaro Marron, que faz as linhas intermunicipais. Alguns veículos não saíram. A categoria também afirmou que apenas 30% dos ônibus da ABC Transportes circulariam pela cidade. Em contrapartida, a Prefeitura de Taubaté ofereceu às vans e ônibus da TcTau e aos mototaxistas, o terminal rodoviário (Rodoviária Velha). Um acordo com os taxistas também foi feito para que as viagens tenham o mesmo preço cobrado nos ônibus (R$ 3,30 por passageiro), parando em pontos de embarque e desembarque.

A assessoria do Sindicato dos Bancários de Taubaté informou que o serviço está paralisado nas agências da Caixa e do Banco do Brasil de todo o município, e nas agências do Centro do banco Bradesco e do Santander. A ideia é que a paralisação seja até o fim do expediente.

Os Correios anunciaram greve na última quarta-feira, 26 de abril, e desde a data os serviços não estão sendo realizados.

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou atos em frente às fábricas Gestamp, Autlive, Volkswagen, Autometal, Daruma, Usiminas, General Eletrics, entre outras. De acordo com a assessoria, o objetivo era conseguir a adesão de trabalhadores ao movimento de “Greve Geral”.

Apesar do pedido dos manifestantes, o comércio segue funcionando normalmente em Taubaté nesta sexta-feira. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais