AGUARDA RESULTADOS Saúde

Taubaté confirma três casos suspeitos de febre amarela

Amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz; pacientes têm histórico de viagens a locais com risco da doença


Em 24/01/2018 12:29 por redação/Guia Taubaté


Taubaté confirma três casos suspeitos de febre amarela
Amostras dos pacientes foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (FOTO: Divulgação )

No dia que antecede o início da campanha de vacinação contra a febre amarela, a Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou casos suspeitos de febre amarela em três pacientes. Em nota enviada nesta quarta-feira, 24 de janeiro, a prefeitura afirma que, em dois casos, houve histórico de viagens a locais com risco de febre amarela. A outra suspeita é de um paciente de Pindamonhangaba.

O primeiro paciente de Taubaté é um homem de 38 anos. Ele está internado desde o último domingo, dia 21, e esteve na cidade de Passos-MG. O segundo paciente também é do sexo masculino, tem 12 anos, e viajou para acidade de Alagoa-MG. Este jovem foi internado nesta terça-feira, dia 23 de janeiro. Já o paciente de Pindamonhangaba – também do sexo masculino, tem 41 anos e foi internado no domingo.

No mesmo comunicado, a Vigilância Epidemiológica confirmou o resultado positivo para febre amarela Silvestre em um macaco encontrado morto ao final do ano passado no bairro do Areão. Amostras de um caso mais recente, de um primata morto na Vila Costa, ainda estão em análise no Instituto Adolfo Lutz.

Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté, entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano foram enviadas amostras de 12 animais para análise no instituto. Foram 10 casos negativos, 1 caso positivo e outro em análise.

Campanha
Tem início nesta quinta-feira, 25 de janeiro, a campanha estadual de vacinação contra a febre amarela. Em Taubaté, 27 unidades de saúde e 200 profissionais aplicarão doses normais e fracionadas contra a doença.

A campanha seguirá até o dia 17 de fevereiro. Durante esse período, as unidades vão funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além disto, as unidades UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto, estarão com horário estendido de atendimento ao público, até as 20h.

Na zona rural, serão quatro postos fixos montados nas unidades do Barreiro, Monjolinho, Pinheirinho e Registro. A região rural também será foco dos “dias D” da campanha, agendados para 3 e 17 de fevereiro, com 15 equipes volantes em atividades casa a casa. Nestas datas não haverá vacinação na zona urbana.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais