AEDES AEGYPTI Saúde

Taubaté entre em situação de emergência por epidemia de dengue

Pronto-Socorro da cidade passa a atuar como Hospital de Campanha para atendimento às arboviroses


Em 21/02/2024 12:40 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté entre em situação de emergência por epidemia de dengue
Taubaté tem mais de 1,7 mil casos positivos de dengue confirmados (FOTO: Divulgação/ PMT)

A Prefeitura de Taubaté declarou na última terça-feira, 20, situação de emergência e alerta epidemiológico no município, caracterizado pela epidemia de dengue e adota medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Segundo a administração municipal, a medida se justifica pelo elevado número de notificações dos serviços de saúde, públicos e privados, para quadros clínicos de dengue informados à Vigilância Epidemiológica Municipal.

A situação de emergência autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias ao combate à epidemia, com a aquisição de insumos e materiais, contratação de serviços necessários para o controle da doença, bem como todos os órgãos da administração direta ou indireta devem promover ações em apoio às atividades de combate à dengue.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até o momento foram emitidas 3.225 notificações e, destas, 1.733 foram confirmadas como positivas. Além disso, foram confirmados dois óbitos pela doença e outros dois aguardam resultados das análises. Na data de publicação do decreto, 36 taubateanos estão internados em decorrência da dengue.

Hospital de Campanha

Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Taubaté inicia um novo fluxo na Urgência e Emergência para atendimento à população. A unidade do Pronto-Socorro passa a atuar como Hospital de Campanha para atendimento às arboviroses, sendo referência para casos suspeitos e positivos dos vírus da dengue, chikunguya e zika para maiores de 12 anos de idade.

A unidade com os serviços de atendimento clínico para arboviroses, emergência, UTI semi-intensiva, isolamento, observação masculina e feminina.

Casos não sintomáticos de dengue serão encaminhados para as UPAs San Marino, Santa Helena e Cecap.

Para crianças até 11 anos, as unidades disponíveis são as UPAs Cecap, San Marino e Santa Helena e Pronto-Socorro Infantil do Hospital Municipal Universitário de Taubaté.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais