LEGISLATIVO Politíca

Vereadores de Taubaté discutem segurança dos motoristas de aplicativos

Secretário de Mobilidade Urbana sugeriu fazer um trabalho de conscientização junto aos motoristas


Em 08/03/2024 17:10 por redação/ Guia Taubaté


Vereadores de Taubaté discutem segurança dos motoristas de aplicativos
Lucas Dominoni, Major Ricci, Paulo Miranda, Douglas Carboone, Marcelo Macedo, Daniel Estefano e Hamilton Jose (FOTO: Luiz Martins)

A Câmara de Taubaté realizou audiência na última quarta-feira, 6, para debater a segurança dos motoristas de aplicativos de transporte de passageiros. O requerimento de convocação teve autoria dos vereadores Douglas Carbonne (Republicanos), Marcelo Macedo e Paulo Miranda, do MDB.

O vereador Paulo Miranda lembrou que, na época em que era policial, foi criado um luminoso para identificar os veículos de táxi ocupados, assim, a Polícia Militar tinha como identificar quando o profissional estava com passageiros.

“Os ubers não são diferentes, vai ter que criar um dispositivo que auxilie na fiscalização.”

O vereador Marcelo Macedo sugeriu a criação de um aplicativo municipal de transportes e acrescentou que os motoristas de aplicativo merecem ser incluídos em discussões que envolvam a segurança pública.

“Precisamos de protocolos de segurança, e aquilo que nós vereadores pudermos contribuir vocês podem contar com a gente.”

O vereador Douglas Carbonne sugeriu o cadastramento dos motoristas junto aos órgãos de segurança, como a Secretaria de Mobilidade, por exemplo.

“Nós, vereadores, não podemos disciplinar esse serviço na cidade, mas a Semob pode. Isso ia ajudar muito tanto o usuário quanto a polícia, para saber quantos são, quem são, quantas pessoas usam, quantos aplicativos temos rodando na cidade, quem são esses que vêm de outras cidades para rodar aqui.” 

O secretário de mobilidade urbana, Lucas Dominoni, afirmou que é possível desenvolver algum tipo de controle, mas, para isso, é necessário fazer um trabalho de conscientização junto aos motoristas, para que eles confiem neste processo.

“Vamos sentar com a equipe técnica da Semob e os órgãos de segurança para pensar em mecanismo de controle e segurança, sem criar uma despesa grande para os motoristas.”

O subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), major Ricci, sugeriu que os motoristas de aplicativo procurem o órgão para juntos, promoverem palestras preventivas, com dicas de segurança, para ajudá-los a trabalhar. Ele lembrou que os aplicativos permitem que as pessoas identifiquem o motorista e o carro, por isso, afirmou que é preciso fazer essa conferência antes do embarque.

O secretário de segurança pública, Hamilton José de Oliveira Junior, lembrou que o Centro de Gestão Integrada (CGI) trabalha com câmeras para auxiliar na identificação de ocorrências e na captura de criminosos.

O delegado de polícia, Daniel Estefano, disse que o trabalho conjunto entre as forças de segurança, incluindo a Guarda Civil Municipal, é importante para a rapidez na identificação de ocorrências e busca ou captura dos infratores. Além disso, sugeriu que a Escola de Trânsito viabilizasse cursos para os motoristas de aplicativos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais