Você não possui o plugin (Flash) para visualizar este conteúdo.

Guia Taubaté
DOMTempo26º 18º
UV 13 - CPTEC-INPE
Design de Interiores

Sala, o espaço para todos

Enviar para um amigo

Todos os campos são obrigatórios.
quarta-feira, 18 de novembro de 2015 por Maykon William

As salas, sejam elas de estar, tv ou jantar são os espaços mais heterogêneos da casa, já que todos frequentam e usufruem. Alguns mais outros menos, mas as salas são para todos.

Por isso, o ambiente sempre deve ser planejado pensando no conjunto, e, claro, quanto maior a família, mais complexo fica o trabalho. Existem regras básicas que podem ajudar a deixar os espaços mais aconchegantes e receptivos a todos. 

As salas de jantar devem considerar o tamanho da mesa para atender a toda a família e possíveis convidados. Uma mesa pequena demais não é confortável e pode não atender a necessidade da família, porém mesas grandes demais podem ocupar muito espaço e atrapalhar a circulação da casa. 

Móveis como aparadores e buffets são ótimos, já que são apoios perfeitos às louças e para deixar as comidas para serem servidas, assim a mesa fica apenas com os pratos, talheres e copos de quem está comendo. A cor amarela é boa para instigar o apetite.

Nas salas de TV é importante ter sofás confortáveis e poucos móveis para não fazer do espaço uma biblioteca ou um local para armazenar tranqueiras. A TV deve reinar soberana, já que o cômodo existe para usar o aparelho. Papéis de parede muito chamativos atrás da TV não são bem vindos, podem competir com a imagem na hora de assistir a TV.

As salas de estar devem ter sofás e poltronas confortáveis, um tapete é bom para compor o espaço, assim como uma mesa de centro para servir de apoio para copos e louças, porém quanto mais confortável mais tempo as pessoas tendem a ficar no local. Então, se a ideia é receber pessoas por um breve espaço de tempo, talvez um sofá confortável demais pode ser usado na sala de TV.

Avalie cada espaço de forma diferente, já que em uma única casa é comum haver diversos tipos de sala, mas nunca esqueça de todos que compõe a família, as salas são para uso familiar.

Maykon William

Jornalista formado pela Universidade de Taubaté (Unitau)
Design de Interiores formado pelo Instituto Brasileiro de Design de Interiores

Comentários


 - Guia Taubaté

Veja também