Você não possui o plugin (Flash) para visualizar este conteúdo.

Guia Taubaté
DOMTempo26º 18º
UV 13 - CPTEC-INPE

Você não possui o plugin (Flash) para visualizar este conteúdo.

Liderança e Comportamento

Você sempre tem uma escolha

Enviar para um amigo

Todos os campos são obrigatórios.
quarta-feira, 09 de dezembro de 2015 por Valdemir Vital

Lembre-se, ninguém nos obriga a fazer nada. Podemos escolher qualquer coisa por considera-la importante o suficiente para justificar nossos esforços. Não se queixe das suas responsabilidades como se fossem um fardo inevitável. Pense nos efeitos positivos de qualquer uma de suas ações- as razões pelas quais você vai trabalhar, as razões pelas quais cuida de sua casa, e assim por diante.

Quantas vezes você já se queixou, pensando: “Por que eu tenho que fazer isto?”. Quais são as coisas que você tem obrigação de fazer? A não ser que você esteja na prisão, você não tem que fazer nada. É você quem escolhe o que fazer.

Quer ver? Pense em alguma coisa que faz todo dia, como lavar roupa, levar as crianças para a escola, ir trabalhar. Você pode se perguntar: “E eu tenho alguma escolha? De qualquer modo, a roupa tem que ser lavada, as crianças precisam ir à escola, eu tenho que trabalhar.”

Sabe o que você pode fazer? Pode escolher fazer as coisas como um fardo obrigatório, ou escolher fazê-las porque trazem bem estar, conforto, alegria. Lavar a roupa é uma escolha que você faz porque gosta de ter suas coisas limpas e cheirosas. Levar as crianças para a escola é uma forma de conviver com elas e dar amor. Seu trabalho é fonte de realização para você e de conforto para a família.

Então você pode escolher a forma de ver e sentir as coisas que faz. A rigor, ninguém força você a nada. É você quem escolhe, fazendo uma avaliação do que perde e ganha com sua opção. Por que toda escolha implica um ganho e uma perda.

Entrevistas realizadas a respeito dos níveis de satisfação na vida revelaram que as pessoas que demonstraram um senso de independência, tomando decisões por si mesmas, depois de avaliarem perdas e ganhos, tinham chances três vezes maiores de sentirem satisfeitas do que aquelas que não faziam.

Valdemir Vital

Diretor Regional Escola de Executivos e Negócios Master Mind

Administrador de Empresas

Personal e Professional Coach - Sociedade Brasileira de Coaching

Master Practitioner

e-mail: valdemir@mastermindbr.com

Comentários


 - Guia Taubaté

Veja também