Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

Auxilio doença dependente químico desempregado e valor

Em 21/01/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria


A dependência química é classificada como uma doença e, como tal, precisa de um tratamento. Normalmente, esse tratamento é feito em uma clínica de recuperação, onde é possível encontrar toda a estrutura e equipe profissional necessária para tratar a doença.

O investimento em clínicas realmente boas pode ser um tanto quanto elevado para algumas pessoas, especialmente se elas estiverem desempregadas. Por isso muitas desistem de procurar ajuda e acabam piorando a sua condição.

Isso não precisa acontecer. Você sabia que o auxílio doença oferecido pelo INSS também funciona para dependentes químicos? Sim, é possível realizar seu tratamento com esse benefício público. Quer saber como funciona? Então, continue lendo!

Quem tem direito ao auxílio doença para dependente químico?

Todo trabalhador que contribui ou contribuiu com a Previdência Social, seja empregado ou desempregado, pode ter acesso ao benefício. Para isso, é necessário que a pessoa prove que está em tratamento contra o vício. Assim o dinheiro oferecido não será revertido em drogas.

Se o dependente estiver empregado, um perito irá examiná-lo para ter certeza de que ele está temporariamente incapaz de realizar suas atividades laborais. Além disso, o paciente precisa estar passando por abstinência.

Para concorrer ao auxílio, o cidadão precisa ter no mínimo 12 contribuições pagas, se for autônomo ou estiver empregado. Caso esteja desempregado, ele não pode ter passado mais de 13 meses sem contribuir com a Previdência.

Quem estiver empregado precisa estar afastado por pelo menos 15 dias do trabalho, que podem ser corridos ou estarem intercalados em um período de 60 dias.

É possível solicitar o auxílio doença para dependente químico pela internet, no site da Previdência (clique AQUI). Você precisará informar uma série de documentos exigidos por eles, que estão todos demonstrados no site.

Qual é o valor do auxílio doença para dependente químico?

Não existe um valor fixo, pois ele dependente da contribuição de cada paciente. Normalmente, o valor costuma ser a média dos 12 últimos salários recebidos. Se não tiver havido o recolhimento, o dependente tem direito a uma assistência no valor de um salário mínimo.

Para conseguir receber o auxílio continuamente, é necessário passar pelas perícias que irão avaliar a evolução de seu tratamento, assim como a sua condição física e mental. É importante colaborar com os agentes e sempre buscar melhorar.

E se o auxílio doença para dependente químico for cancelado?

O auxílio não pode ser cancelado de repente. Se isso acontecer, é porque os peritos chegaram à conclusão de que o dependente está em condições de voltar ao trabalho ou não está cumprindo com algumas das regras.

Eles não podem cancelar o seu auxílio por ter passado do “prazo de validade”, pois isso não existe. Cada pessoa possui o seu tempo para se recuperar, os tratamentos não são iguais para todos. Depende do médico responsável dar a alta.

Se eles cancelarem e o paciente achar que ainda não está bom para voltar à vida normal, ele pode recorrer ao INSS junto com um laudo médico que ateste a sua inaptidão para retornar ao trabalho.

Viu como você pode buscar ajuda e não precisa desistir de ser melhor? Ache a melhor clínica para você em www.clinicasresetprime.com.br e faça a solicitação do auxílio doença para dependente químico.


Comentários

Chame no Whatsapp