Como escolher uma clínica de recuperação feminina?

por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria

Entre em contato com Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria

Entre em Contato

Quando se fala em tratamento para dependentes químicos, é preciso saber que homens e mulheres reagem de formas diferentes e precisam de cuidados específicos de acordo com seu gênero. A clínica de recuperação feminina é, grande parte das vezes, separada da masculina para que ambos possam ter a abordagem ideal e, de certa forma, mais personalizada.

A grande questão é que homens e mulheres entram no vício por razões muito diferentes. E são exatamente esses pontos que precisam ser trabalhados, a fim de que cada um consiga lidar com suas adversidades sem buscar nas drogas uma tentativa de amenizar os problemas.

É por isso que um centro de recuperação feminina dá às mulheres mais segurança no tratamento e diretrizes mais acertadas para prosseguir a vida sem drogas. No artigo a seguir, você vai saber como escolher uma clínica de recuperação feminina para obter os melhores resultados. Confira!

Os diferenciais de uma clínica de recuperação feminina

Como você já viu no início deste artigo, homens e mulheres são diferentes, mas o que difere no corpo humano para que precisem de um tratamento diferenciado contra as drogas?

Para começar, a fisiologia dos homens e das mulheres é muito diferente. Questões hormonais e o organismo, em geral, são afetados de formas diferentes nas pessoas do sexo feminino. Além disso, alguns fatores culturais também interferem em uma possível sensibilidade a mais na mulher, o que demanda mais cuidado e atenção no momento do tratamento.

Essas questões culturais também afetam os motivos pelos quais as mulheres entram no mundo das drogas, que são diferentes dos apresentados pelos homens. Casos de abuso sexual na infância, violência doméstica e abandono são alguns deles. Dessa forma, é preciso ter profissionais capacitados para entender os motivos e a fisiologia da mulher em um centro de recuperação feminina, para que os tratamentos sejam mais rápidos e a resposta a eles seja de sucesso.

Hoje, há várias opções de clínica de reabilitação feminina, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. A Viver Sem Droga é um exemplo, pois tem centros distribuídos em várias cidades do Brasil e separa os locais de tratamento para homens e mulheres. Portanto, é possível não apenas escolher a cidade mais próxima para realizar o tratamento, mas também ter a tranquilidade de saber que o tratamento vai ser voltado para as necessidades fisiológicas femininas, respeitando seus motivos e limitações.

Dicas para escolher o centro de recuperação feminina

Agora que você já sabe como é importante dividir o atendimento para homens e mulheres nos centros de reabilitação, descubra algumas dicas para escolher o melhor local para que seu familiar ou amiga se sinta bem e com vontade de continuar o tratamento.

Analise a estrutura do lugar

A primeira dica é fazer uma visita com bastante atenção ao lugar. O ambiente deve ser, de preferência, compatível com o lar do dependente, ou seja, com o conforto que ela teria se estivesse em casa.

Observe também as opções de lazer e de trabalho, a condição de limpeza e o tamanho do lugar. Esse último tópico deve ser bem avaliado, já que os centros de recuperação, normalmente, tem um bom terreno para executar as atividades que precisam ser realizadas ao longo do dia com todos os que estão ali.

Entenda como funciona o tratamento daquele centro

Procure saber qual a especialidade daquele local. Mesmo que seja uma clínica de recuperação feminina, por exemplo, saiba se o lugar tem estrutura para atender dependentes do álcool ou de drogas ilícitas, se for o caso. Cada tipo de vício precisa ser tratado de formas diferentes, além de contar com profissionais que saibam lidar com as crises de abstinência e outras reações que cada tipo de droga pode causar. Então, saber sobre a especialidade da casa é fundamental.

Conheça os profissionais que fazem parte do tratamento

Psicólogos, secretários, prestadores de serviço e até padres são alguns dos profissionais importantes no processo de tratamento do vício. Durante a estada na clínica, a maneira como a mulher será tratada vai influenciar muito no seu processo. Procure saber se a clínica oferece tratamentos multidisciplinares, que são aqueles que agregam várias atividades ao longo do dia, visando tirar a atenção do dependente de droga e reformular algumas ideias já formadas sobre a necessidade de usá-la.

Tire todas as suas dúvidas

As perguntas são fundamentais na hora de escolher a clínica de recuperação feminina ideal para seu familiar. É por meio delas que você vai descobrir se aquele local é o que você busca ou se é melhor partir para outra opção.

Não tenha medo de questionar os funcionários, lembre-se que é a sua ente querida que vai ficar durante meses ali e que ela precisa do melhor que sua família pode dar. Portanto, faça perguntas sobre o tipo de tratamento, tempo estimado para cura, atividades que vão ser feitas ao longo desses meses, quais são os profissionais envolvidos no processo e tudo mais que você julgar necessário saber para tomar sua decisão.

Pesquise os casos de sucesso

Hoje, a internet é uma grande fonte de sabedoria para aqueles que a usam para ter informações. Ela dá acesso a contatos com outras pessoas que passam pela mesma situação que você e permite trocar experiências valiosas.

Então, por que não pesquisar sobre a idoneidade da clínica e sobre os casos de sucesso que ela proporcionou aos dependentes que já passaram por ali? Procure fóruns, pesquise, entre em contato com pessoas que estão nos grupos das redes sociais. Só assim, é possível saber se um lugar realmente tem um tratamento efetivo.

Nessa questão, é importante lembrar que as clínicas não prometem e, tampouco, têm 100% de sucesso em seus tratamentos. Isso depende, na maior parte, da vontade do usuário em mudar. O que você pode fazer é pesquisar a efetividade dos métodos realizados pela clínica e conversar com pessoas que já passaram por essa experiência, e que tiveram bons resultados.

A decisão de internar um familiar querido não é fácil, mas é importante sempre visar o bem, a longo prazo, que essa situação vai trazer para o dependente e para toda a família. Por isso, ao escolher uma clínica de recuperação feminina, não deixe de pesquisar e saber tudo a respeito dela.

Para entender melhor a qualidade e os serviços oferecidos pela clínica, entre em contato com a Viver Sem Droga e saiba tudo sobre os melhores tratamentos para dependentes químicos!

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato

(11) 94748-9103 WhatsApp
(11) 94748-5042 WhatsApp
(12) 99752-2007
(12) 3424-3380
www.clinicasresetprime.com.br

Entre em contato com Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria

Entre em Contato

Comentários

Utilize o Facebook para comentar o Artigo